21.8 C
Araçatuba
sábado, agosto 13, 2022

Instituto Nacional de Meteorologia alerta para risco de tempestade

O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta em seu portal sobre o perigo de ocorrência de tempestades na região entre domingo (31) e segunda-feira, primeiro de janeiro. Conforme o órgão pode chover entre 30 e 60 mm, chegando 100 mm em algumas cidades, situação que agravada pela possibilidade de ventos intensos de 60 a 100 km/h.

Diante deste cenário, o Instituto chama a atenção para cuidados relativos a queda de granizo, descargas elétricas, risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos. As orientações, em caso de rajadas de ventos, são para não se abrigar debaixo de árvores e não estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda, além de desligar aparelhos elétricos. Em casos urgentes o cidadão pode acionar a Defesa Civil discando 199 e o Corpo de Bombeiros pelo número 193.

Conforme o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, a previsão do tempo para Araçatuba é de muita chuva para este domingo, cerca de 21 mm, a qualquer momento do dia, com fortes pancadas acompanhadas de trovão. A temperatura máxima chegará aos 27º e a mínima aos 21º. Para o primeiro dia de 2018 haverá pancadas de chuva a partir da tarde, que poderão ser fortes e vir acompanhadas de trovoadas, e pode chover 26 mm. A máxima fica em 29º e a mínima em 20º.

PREVISÃO PARA O VERÃO

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia o trimestre do verão é marcado por chuvas intensas, acompanhadas de rajadas de ventos e, por vezes, com queda de granizo. Normalmente essas chuvas são moduladas com a passagem de frentes frias, que ainda influenciam o clima, principalmente na faixa leste da região.

A massa de ar quente e úmida domina nesta época, contribuindo para a elevação das temperaturas e formação de áreas de instabilidade no período da tarde. Para o interior de São Paulo, os totais mensais de precipitação oscilam de 130 a 290 mm, as máximas oscilarão de 27 a 31 graus, as mínimas de 20 a 21ºC.

FERNANDO VERGA – Araçatuba

Ultimas Noticias