DOAÇÃO - Mulheres cortam o cabelo no calçadão e fazem doação das mechas

Grupo promove ação solidária com corte de cabelo gratuito no calçadão

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A BPW (Business Profesional Women) de Araçatuba promoveu nesta segunda-feira (25), no calçadão da Marechal, o “Corte Solidário”. O evento teve como meta promover cortes de cabelo gratuitos no local com objetivo de doar as mechas para a confecção de perucas para doação às mulheres e crianças que estão em tratamento oncológico.
Ao todo, entre às 9h e às 16h, foram realizados oito cortes de cabelo na tenda montada no calçadão, que ficou bem próxima ao cruzamento da Marechal com a Princesa Isabel.
Os cortes foram realizados pela equipe da escola de cabeleireiros Kalu, de Araçatuba. Durante a ação, equipes de enfermagem e nutrição da UNIP também fizeram orientações sobre a prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero; sobre como fazer o autoexame; e sobre o controle de pressão e taxa de glicemia.
Segundo a coordenadora da Comissão de Saúde e Bem-Estar da BPW Araçatuba, Taísa Chagas Lemos Saad, o projeto é feito em parceria com o grupo Atamor, e conta com o apoio da UNIP, Santa Casa Saúde, e de vários salões de beleza do município.
“Este ano, a gente quis fazer uma ponte com o Doando Vidas. Em setembro temos uma campanha educativa sobre como funciona a doação de órgãos. Então a gente procura estimular. Resolvemos fazer uma ponte entre doação de órgãos e doação de cabelo, por isso esse ano foi a campanha de fazer o corte solidário”, explica Taísa.
Segundo ela, a ideia de levar o projeto para o calçadão foi para dar mais visibilidade para a iniciativa, que busca arrecadar o máximo possível de mechas de cabelo para a confecção de perucas.
“Vários salões aderiram e os salões estão oferecendo o corte gratuitamente para as pessoas que iam fazer a doação. A gente quis ir além, levar pra rua, pra divulgar esse ato de amor e generosidade. Por isso escolhemos o calçadão, para atingir o maior número possível de pessoas”, explicou. “Essa campanha foi nacional, porque a BPW tem em vários municípios do país. Ano passado, por exemplo, tivemos no Outubro Rosa a campanha de doação de tecido para confeccionar lenços também para serem doados para mulheres em tratamento do câncer. Fizemos parceria com o Atamor e eles confeccionaram os lenços”, prosseguiu Taísa.
Para a coordenadora da BPW, o resultado até aqui é bem satisfatório e gratificante. Taísa ainda não tem os números de cortes já feitos nos salões de beleza que participam da campanha.
“A satisfação é imensa, a pessoa está doando uma parte dela para uma pessoa que ela não sabe quem é. É um ato de generosidade sem medida”, completou.
Nos salões de beleza participantes da iniciativa ainda é possível cortar o cabelo gratuitamente para doar as mechas para a confecção de perucas. Os locais que participam da campanha são o Class Makeup Hair, SL Concept, Studio Sonia Pires, Taís Toquetão e Wanda Arjona, onde a campanha vai até quinta-feira (28). Na Manicut, a campanha ocorre apenas até esta terça-feira (26).

SOLIDARIEDADE – Mechas são doadas para confecções de perucas

Veja também

Central de Agendamento de teste Covid-19 será desativada

DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que devido ao …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *