20.2 C
Araçatuba
sexta-feira, junho 24, 2022

Feitos 42 atendimentos em evento voltado à Síndrome de Down

O Centro de Assistência Odontológica à Pessoa com Deficiência (CAOE), da Faculdade de Odontologia da Unesp de Araçatuba, mais conhecido como Centrinho, realizou ontem (6), uma manhã de atividades voltadas à pessoa com Síndrome de Down. O 1º Encontro da Síndrome de Down – “Todo mundo tem seu jeito singular”, teve como objetivo promover a discussão multidisciplinar sobre os cuidados médicos, a saúde da boca e a saúde emocional da pessoa com Síndrome de Down. No período de quatro horas, foram feitos 42 atendimentos entre pacientes já cadastrados e aqueles que ainda não conheciam os serviços oferecidos no Caoe.

Entre os atendimentos odontológicos realizados por professores e alunos do curso de Odontologia da Unesp da cidade, médicos e dentistas ministraram palestras aos pais e familiares dos pacientes. Todas tiveram temas voltados para os cuidados com a saúde, principalmente bucal, da pessoa com Síndrome de Down. Também foi servido um café da manhã, além da realização de brincadeiras lúdicas.

A ideia de organizar esse primeiro encontro surgiu devido à alta prevalência de pacientes com Síndrome de Down cadastrados no Caoe. Hoje, são cerca de 600 pacientes com Down cadastrados no Centrinho.

Pesquisa
Por meio desse primeiro encontro, os profissionais da Unesp de Araçatuba pretendem ir além. De cada pessoa com Síndrome de Down atendida, os profissionais coletaram materiais que servirão de base para realização de estudos e tratamentos específicos e adequados as condições odontológicas encontradas nos pacientes com Síndrome de Down na região de Araçatuba.

Hoje, de acordo com o Censo 2010 do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), cerca de 45 milhões de pessoas possuem alguma deficiência física ou mental no Brasil. Destas, estima-se que 300 mil tenham Síndrome de Down.

Da Redação

Ultimas Noticias