FECHADO - Comércio, bares e restaurantes estarão fechados nos finais de semana do natal e do ano novo

Fase vermelha reaparece no Natal e Ano Novo e fecha serviços não essenciais

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com as novas medidas anunciadas pelo governo de São Paulo na tarde desta terça-feira (21), que retornou todo o estado para a fase vermelha durantes os finais de semana do Natal (25, 26 e 27 de dezembro) e do ano novo (1, 2 e 3 de janeiro), estabelecimentos considerados não essenciais como bares, restaurantes, academias e comércio em geral, não poderão funcionar nestes três dias, podendo abrir apenas os supermercados, farmácias, padarias, postos de combustíveis, além de serviços de lavanderia e hotelaria.

Em Araçatuba, várias atividades comerciais já não funcionariam no próximo dia 25 de dezembro, devido às festas natalinas. Supermercados e comércio já tinham no planejamento não abrir suas portas, bem como boa parte dos estabelecimentos de consumo local como bares e restaurantes, salvo algumas exceções, que com a nova medida também ficarão fechados.

Já para o dia 24, haverá modificação no atual horário do comércio, com o fim do horário especial para as compras de Natal e volta ao horário comum. De acordo com as medidas anunciadas pelo governo, com exceção aos finais de semana das festas de Natal e Ano Novo, nos demais dias segue a fase amarela.

Na quinta-feira, véspera do Natal, as lojas do comércio de rua voltam a funcionar das 9h às 18h. Os shoppings também abrirão no mesmo horário, tanto as lojas quanto à praça de alimentação. Ambos os seguimentos aguardam grande movimentação, principalmente por causa dos consumidores que deixaram a compra dos presentes de natal para a última hora.

Outros serviços prestados à população funcionarão em horário diferenciado nesta quinta-feira (24), véspera do Natal. Os bancos, por exemplo, abrirão apenas no período da manhã por 2 horas, enquanto o Poupatempo atenderá presencialmente apenas com agendamento até ao meio-dia, mesmo horário de atendimento das agências dos Correios.

Entre os serviços públicos, apenas aqueles de caráter essencial como o Pronto Socorro Municipal, SAMU e Guarda Municipal, manterão as suas atividades nos dias de Natal, com o expediente das demais repartições retornando apenas no dia 28 de dezembro, segunda-feira. (Ver tabela)

Plano SP

O Governo de São Paulo confirmou novas restrições à atividade econômica não essencial para frear o avanço da pandemia nas próximas semanas. Todas as regiões do estado estão em alerta devido à evolução de casos, internações e mortes em decorrência da covid-19

Com caráter imediato e temporário, haverá retorno à fase vermelha do Plano São Paulo entre os dias 25 e 27 de dezembro e 1 e 3 de janeiro em todo o estado.

As normas mais rígidas foram confirmadas nesta terça (22), após reuniões entre autoridades do Governo do Estado e médicos do Centro de Contingência do coronavírus. Além do regresso momentâneo à etapa mais restritiva de controle da pandemia, nenhuma região deverá retornar à fase verde, a penúltima na escala de abrandamento, durante o mês de janeiro.

“Precisamos do apoio dos municípios. Apoio dos Prefeitos, Secretários de Saúde, assim como da própria população, até as vacinas chegarem. Está bem perto. Vamos imunizar e proteger os brasileiros”, declarou o Secretário de Estado de Saúde, Jean Gorinchteyn. “O uso de máscaras, além do distanciamento entre as pessoas e evitar aglomerações é imperioso”, acrescentou.

Nos demais dias, todo o estado continua na fase amarela, a terceira das cinco estipuladas pelo Plano SP. A exceção é a região de Presidente Prudente, com 45 municípios que retornam de forma extraordinária para a fase vermelha a partir do dia 25 e permanecem até a próxima reclassificação em janeiro. A taxa de ocupação de UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para covid-19 na região de Prudente está em 83,1%.

Já a reclassificação do faseamento foi remarcada do dia 4 para 7 de janeiro. Como novos Prefeitos assumem os cargos no primeiro dia de 2021, o Governo do Estado fará reuniões a partir do dia 4 para apresentação do Plano SP.

A iniciativa visa garantir que as medidas restritivas sejam cumpridas em parceria com os municípios. As autoridades estaduais afirmaram que todas as prefeituras têm autonomia para ampliar o rol de restrições previstas no Plano SP.

Casos, mortes e internações

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, a taxa estadual de ocupação de UTIs atualmente é de 61,9%, com aumento para 67% na Grande São Paulo. São 4.775 internados na rede estadual em leitos de UTI e outros 6.215 em enfermarias – os dados se referem tanto a casos suspeitos como pacientes confirmados com coronavírus.

São Paulo já registrou 1,39 milhão de contaminados desde o início da pandemia, com 45.395 mortes até agora. No Brasil, os casos confirmados ultrapassam 7,26 milhões, com pouco mais de 187 mil mortes em decorrência da covid-19. (Com informações da assessoria do Governo de SP)

Supermercados Quinta Sexta Dia 25 Sábado Dia 26 Domingo Dia 27
  Dia 24      
Amigão 7h às 18h Fechado 7h30 às 22h 7h30 às 20h
Atacadão 7h às 18h Fechado 7h às 22h 7h às 20h
Muffato 8h às 20h Fechado 8h às 22h 8h às 21h
Rondon 7h às 18h Fechado 7h às 22h 8h às 15h
Pão de Açucar 7h às 21h Fechado 7h às 21h 7h às 21h
Casa Diniz 7h às 18h Fechado 7h às 20h 7h às 20h
Rosa Felipe 7h30 às 20h Fechado 7h30 às 19h 7h30 às 13h
Tonin 7h30 às 18h Fechado 7h30 às 22h 8h às 13h
Assaí 7h às 17h Fechado 7h às 23h 8h às 22h
         
Compras Quinta Dia 24 Sexta Dia 25 Sábado Dia 26 Domingo Dia 27
Lojas 9h às 18h Fechado Fechado Fechado
Shopping Praça Nova 9h às 18h Fechado Fechado Fechado
Araçatuba Shopping 9h às 18h Fechado Fechado Fechado
         
         
Serviços Quinta Dia 24 Sexta Dia 25 Sábado Dia 26 Domingo Dia 27
Bancos 9h às 11h Fechado Fechado Fechado
Poupatempo 9h às 12h Fechado Fechado Fechado
Correios 9h às 12h Fechado Fechado Fechado
         
Saúde e Segurança Quinta Dia 24 Sexta Dia 25 Sábado Dia 26 Domingo Dia 27
Pronto-Socorro 24h 24h 24h 24h
UBSs Fechado Fechado Fechado Fechado
SAMU 24h 24h 24h 24h
Guarda Municipal 24h 24h 24h 24h

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais 21 médicos iniciam Residência Médica na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A Comissão de Residência Médica (Coreme) e a direção …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *