Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Obra de drenagem na Rua Saldanha Marinho entra em fase final com chegada de materiais
    • Vereadores de Birigui votam criação de novos cargos efetivos a serem preenchidos por concurso
    • Fundo Social de Araçatuba beneficia crianças de duas instituições sociais com kits de inverno
    • Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida
    • Encontro de troca de figurinhas da Copa do Mundo reúne famílias e movimenta Praça de Andradina
    • Com grande adesão do público, Copa na Praça agita a noite em jogo do Brasil
    • Defesa Civil de Araçatuba orienta população para semana de chuvas e queda de temperatura
    • Linha de ônibus passa a oferecer trajeto entre Buritama, Araçatuba e Birigui
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Ex-servidora é processada por receber indevidamente mais de R$ 70 mil
    Araçatuba

    Ex-servidora é processada por receber indevidamente mais de R$ 70 mil

    By marcio123rocha6 de dezembro de 2017Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Uma professora efetiva da Secretaria Municipal de Educação de Araçatuba (SME) está sendo processada pela Prefeitura a ressarcir danos materiais da ordem de R$ 70.234,56. Ela se afastou para fazer curso de pós-graduação e não retornou após o término, tendo recebido salários e outros benefícios de forma irregular no período. A ação corre na Vara da Fazenda Pública e conforme a Prefeitura a professora já está exonerada.

    Ela se afastou da função por 18 meses a partir de março de 2015 e deveria ter retornado em agosto de 2016. Ao terminar o prazo a professora usufruiu mais 30 dias de férias, adiando seu retorno para outubro de 2016. Ao terminar mais este prazo a ex-servidora apresentou outro requerimento solicitando licença por mais dois anos para tratar de assunto particular, que foi indeferido. Em fevereiro deste ano ela fez o pedido de exoneração, que também foi indeferido.

    De acordo com a Prefeitura ela acumulou até 31 de maio deste ano um total de 243 dias de faltas injustificadas. Segundo o município, ela permaneceu sem tomar atitude com relação ao seu cargo mesmo após ter sido notificada por telefone. Dessa forma, a conduta da ré foi enquadrada como abandono de cargo, motivando a sua demissão por justa causa do cargo efetivo.

    A prática de afastamento para aperfeiçoamento profissional em cursos de pós-graduação é comum na SME e garantida por lei. Entretanto, é preciso retomar o cargo após a conclusão do curso e permanecer nele pelo mesmo tempo que durou a licença, no mínimo.

    Durante o afastamento o servidor continua recebendo todos os vencimentos a que tem direito. No caso da professora, se condenada ela terá que devolver os valores referentes a salários, licença prêmio, férias de 2016, adicional de tempo de serviço. Além disso, a ré pode vir a arcar também com os custos processuais e honorários advocatícios, que devem ser atribuídos pela Fazenda Pública. A reportagem entrou em contato com a professora, que atualmente reside em Maringá, no Paraná, mas ela não quis se manifestar.

    INCENTIVO

    A Secretaria da Educação informou que atualmente a rede municipal de ensino possui quatro profissionais afastados para cursar pós graduação stricto senso, percebendo todos os vencimentos do cargo. “O aperfeiçoamento profissional alcançado durante o curso, permite uma atuação mais eficiente no retorno, por isso, para que a rede de ensino possa se beneficiar dos conhecimentos adquiridos, conforme estabelecido no plano de careira, após o período do afastamento, o profissional precisa reassumir o seu cargo e permanecer por no mínimo, período igual ao que esteve afastado, justamente para evitar que ele utilize os benefícios da rede de ensino e após se qualificar, não dê o retorno a esta rede”, diz a nota.

    Os profissionais são incentivados a se qualificarem em cursos de pós graduação, inclusive porque o Plano de Carreira prevê progressão salarial para tal qualificação. Muitos se qualificam sem a necessidade de se afastarem de seus cargos. Anualmente, o benefício do afastamento remunerado para cursos de pós graduação stricto senso é concedido a até cinco profissionais, conforme demanda.

    FERNANDO VERGA – Araçatuba

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleNovo presidente do TRE-RJ promete combate ao poder do crime e abuso das igrejas
    Next Article Projeto realizado alunos das escolas públicas acontecerá na Casa da Cultura
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Obra de drenagem na Rua Saldanha Marinho entra em fase final com chegada de materiais

    23 de junho de 2026
    Araçatuba

    Fundo Social de Araçatuba beneficia crianças de duas instituições sociais com kits de inverno

    22 de junho de 2026
    Araçatuba

    Juninão 2026 reúne moradores no bairro Nossa Senhora Aparecida

    22 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.