Diego Fernandes – Araçatuba
Foi publicado no último dia 19 de junho, no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o aviso da abertura de licitação para duplicação de trecho da Rodovia Elyeser Montenegro Magalhães (SP-463) localizado entre os municípios de Araçatuba e Santo Antônio do Aracanguá.
A entrega das propostas começou na última segunda-feira, dia 22 de junho, e abertura está prevista para o dia 29 de julho às 9h no site gov.br/compras, com critério de julgamento sendo o de menor preço global. O edital está disponível para consulta pública.
De acordo com as informações divulgadas, o investimento previsto para a realização da obra será de R$ 71,7 milhões.
Segundo o Departamento de Estradas e Rodagem, o DER-SP, o trecho a ser duplicado totaliza 7,6 km, sendo do km 51,3 até o 57,08, além do km 59,09 até o 60,9. Está prevista a recuperação da pista e dos acostamentos.
Promessa
Em janeiro deste ano, o vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth (MDB), afirmou em visita a Araçatuba para a entrega de casas da segunda fase do Residencial Vida Nova Araçatuba, que a assinatura do contrato com a empresa seria ainda neste ano.
“A Elyeser já tem um projeto executivo de R$ 64 milhões e estamos neste momento na fase de licitação, e a gente deve ao longo de 2026, assinar definitivamente esse contrato para esta importante duplicação. Tem trechos que a gente sabe que tem acidentes fatais por causa do uso da população atravessando a pista e a gente quer solucionar esse problema”, disse na época.
A mesma promessa já havia sido feita pelo próprio governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), durante a Caravana 3D, em setembro do ano passado, quando esteve em Araçatuba anunciando diversas obras.
“Tem algumas duplicações que estão prontas, a duplicação da SP-463, a ligação de Araçatuba para Santo Antônio do Aracanguá, o projeto está pronto para ir para licitação, então daqui a pouco a gente vai soltar isso. Mais ou menos R$ 70 milhões de investimento”, afirmou o governador na época.
Demanda
A rodovia, que corta uma região de grande fluxo de veículos, incluindo carros, motos e caminhões, apresenta um histórico preocupante de acidentes, o que mobilizou moradores e políticos em busca de melhorias e mais segurança para a via.
A falta de duplicação em diversos trechos, a ausência de acostamento em alguns pontos e a má sinalização em outros contribuem para a insegurança dos motoristas.
Recentemente, no último dia 18 de junho, um acidente no local entre um carro uma motocicleta matou uma mulher de 26 e um homem de 39 anos. Os dois veículos bateram de frente e pegaram fogo na rodovia, matando ambos na hora.
O trânsito no local é complexo, misturando o tráfego de moradores e turistas que acessam os ranchos às margens do Rio Tietê, com o fluxo pesado de caminhões “truck” e treminhões canavieiros.
Além disso, a recente construção de um posto de gasolina na marginal, conhecido como “Posto Rede Texas”, agravou a situação, aumentando o risco e diminuindo a segurança dos usuários.



