IMPORTANTE - Revisão da parte elétrica é importante antes de seguir viagem - DIEGO FERNANDES

Especialista alerta para importância de revisão na parte elétrica do veículo antes do Natal

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Apesar da pandemia, muitas pessoas que pretendem passar o Natal próximo da família estão planejando pegar a estrada nos próximos dias e, para isso, é necessária uma revisão mecânica e principalmente elétrica no carro, para não correr o risco de ter surpresas desagradáveis ao longo da viagem.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL conversou com o proprietário da Oeste Baterias, Fabiano Paiola, que afirmou que, ao contrário da parte mecânica, o sistema elétrico de um veículo costuma ser traiçoeiro. Enquanto a mecânica costuma dar sinais de desgaste como ruídos estranhos e mal desempenho, a parte elétrica pode deixar de funcionar a qualquer momento, segundo ele.

“É um negócio traiçoeiro, eu dou dez partidas no carro aqui, sem problema nenhum, chega ali na esquina e para, vai dar partida, e não funciona”, disse.

Por causa disso, Paiola afirma que é importante não esquecer de fazer uma revisão elétrica antes de pegar a estrada para o período de final de ano. Ele afirma que fazer uma manutenção preventiva sai mais em conta do que ter de resolver um problema que pode ocorrer.

“Antes de viajar fazer uma revisão periódica na parte elétrica do carro, em alternador, motor de partida, verificar sempre no painel se tem alguma luz acesa, porque quando a bateria está ruim o alternador começa a estar ruim, acende uma luz de uma bateriazinha no painel, detectando isso ir para um autoelétrico fazer essa revisão, que sai muito mais barata do que esperar pifar na rua ou em alguma outra cidade, se caso for viajar, que aí você vai economizar”, orientou Paiola.

Há duas décadas trabalhando com a parte elétrica de veículos, Fabiano Paiola administra atualmente a Oeste Baterias, que mantém lojas em Araçatuba e Três Lagoas e atua tanto junto ao consumidor final, quanto às revendedoras, vendendo baterias para veículos no modo atacado.

“Hoje a gente é distribuidor da Bosch para todo o interior de São Paulo e para o estado de Mato Grosso do Sul, que é uma bateria de primeira linha. E a gente distribui a Júpiter e a Yokohama, que são as mais baratas, não deixa de ter qualidade, porém a durabilidade é um pouco menor”, explicou.

Fabiano Paiola afirma que a durabilidade de uma bateria automotiva depende da marca, mas pode variar entre 1,5 a 3 anos de vida útil, porém há algumas formas de fazer com que a bateria do veículo dure por mais tempo, de acordo com ele.

“Se vai ligar o carro, desligar o ar, desliga o som, não ligar o carro com o farol ligado, aí consegue deixar essa bateria com a vida um pouco mais longa”, disse Paiola. “Outra dica também é não deixar o carro muito tempo parado, a bateria quanto mais você usa mais ela vai ter uma vida útil maior”, completou o empresário.

Deixar o som do carro ligado enquanto está parado, além de deixar luzes, faróis e lanternas funcionando com o motor desligado podem causar um desperdício de energia da bateria a ponto de descarregá-la, o que impedirá o veículo de ser ligado no momento da partida.

DICA – Proprietário da Oeste Baterias afirma que maior uso pode prolongar vida útil da bateria automotiva – DIEGO FERNANDES

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais um médico morre de covid na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA O médico Sebastião de Souza Freire, 60 anos, faleceu …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *