Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Agentes comerciais da GS Inima Samar participam de treinamento para prevenção de acidentes com cães
    • Alça de saída da SP-300 é interditado em Birigui
    • Prefeitura de Araçatuba vai enviar à Câmara projeto de lei que pretende pagar denunciantes de descarte irregular de lixo
    • Avenida terá faixas de pedestre revitalizadas nesta sexta-feira
    • Corregedoria investiga possível caso de assédio sexual envolvendo servidor municipal e adolescente
    • Corpo carbonizado é encontrado no bairro São José; Polícia Civil investiga o caso
    • Homem é morto após reagir a abordagem policial no Atlântico
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – War
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Entidades escoteiras da região de Araçatuba recebem certificado de Grupo Padrão
    Araçatuba

    Entidades escoteiras da região de Araçatuba recebem certificado de Grupo Padrão

    By dfernandesmr26 de fevereiro de 2024Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    PROJETOS – Entidades escotistas recebem crianças a partir dos 6 anos
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Três entidades escotistas da região de Araçatuba (SP) acabam de receber um documento comprobatório muito significativo para todas elas, o certificado Grupo Padrão.

    Trata-se de uma certificação anual em que os Escoteiros do Brasil reconhecem os esforços das unidades escoteiras locais para alcançar um padrão cada vez melhor de qualidade em diversas áreas, como crescimento do efetivo, aplicação do Método Escoteiro, participação na comunidade etc.

    No 31º Distrito Escoteiro de Araçatuba três grupos alcançaram pontuação para receber o Certificado de Grupo Padrão, sendo o Grupo Escoteiro (GE) Urubupungá, de Ilha Solteira, o GE Dom Bosco e a Seção Autônoma Alcateia Samurai, de Araçatuba.

    Mais nova das três unidades, a Samurai conquistou o Padrão Bronze – existem três padrões, sendo Bronze, Prata e Ouro, que variam de acordo com a pontuação atingida nos critérios de avaliação. Para o chefe escoteiro Sérgio Villela, também chamado de Akela (líder da matilha de lobos da história fictícia Mogli – O Menino lobo) pelos lobinhos da Alcateia Samurai, a conquista eleva o patamar da unidade, que existe há seis anos.

    “Sempre nos esforçamos ao máximo para fazer um trabalho de excelência. Agora, pela primeira vez na nossa jornada, conquistamos o certificado que atesta que a nossa alcateia está de fato alinhada com as diretrizes padronizadas pelos Escoteiros do Brasil. É um reconhecimento do nosso trabalho árduo, mas também uma prova do compromisso e dedicação de cada criança, cada voluntário e cada família envolvida”, diz Villela.

    Ele também comenta que ver as crianças abraçando os valores do escotismo e aplicando-os nas suas vidas diárias é inspirador. “Desde aprender a importância da honestidade até desenvolver habilidades de trabalho em equipe, cada atividade realizada na alcateia nos trouxe um passo mais perto desse objetivo. Estão todos de parabéns”, finaliza.

    As três unidades

    Desde que foi fundado, em 25 de outubro de 1970, pelo padre Angelo Rudello, o Dom Bosco soma a passagem de aproximadamente 8 mil membros, entre crianças, jovens e adultos. Com cerca de 50 anos de existência, foi pioneiro no Brasil em coeducação. Unidade integrante da União dos Escoteiros do Brasil (UEB), atualmente conta com 270 membros. O trabalho dos chefes é voluntário, com reuniões semanais na sua sede, na rua Manoel Guimarães Dias, 590, no Jardim Casa Nova.

    Criada no dia 8 de março de 2018, a Seção Escoteira Autônoma Alcateia e Tropa Samurai, de Araçatuba (SP) reúne mais de 30 crianças e jovens, entre lobinhos (entre 6,5 e 10 anos), na alcateia, e escoteiros (entre 11 e 14 anos), na tropa. O grupo conta com oito chefes, que são adultos responsáveis pela liderança da equipe de escotistas, coordenando as tarefas educativas, cuidando da aplicação do Método Escoteiro e do desenvolvimento de atividades adequadas para as crianças. A alcateia e a tropa se reúnem todos os sábados, das 9h às 11h, na Associação Cultural e Esportiva de Araçatuba (Acea), na rua Fagundes Varela, 683, no Jardim do Prado.

    Fundado em 22 de novembro de 1969, em Ilha Solteira, o Grupo Escoteiro Urubupungá (GEU), desenvolve atividades de educação não-formal em que princípios da boa cidadania, civismo, integrados ao meio ambiente, formam a base do movimento que educa jovens a partir de 7 anos de idade agrupados em ramos: Lobinho, Escoteiros, Seniores e Pioneiros. É a mais antiga entidade social em atividade no município e nela se dedicaram abnegados voluntários de diversa formação profissional, se revezando na missão de proporcionar aos jovens de Ilha Solteira a oportunidade de assumirem suas responsabilidades com Deus, com a Pátria, com o próximo e consigo mesmo.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleSanta Casa faz terceira captação de órgãos do ano
    Next Article Instituto de Pesca de SP orienta pescadores para conseguir a licença
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Agentes comerciais da GS Inima Samar participam de treinamento para prevenção de acidentes com cães

    8 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Prefeitura de Araçatuba vai enviar à Câmara projeto de lei que pretende pagar denunciantes de descarte irregular de lixo

    8 de outubro de 2026
    Araçatuba

    Avenida terá faixas de pedestre revitalizadas nesta sexta-feira

    8 de outubro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.