Da Redação – Araçatuba
Cerca de 250 pessoas participaram do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental, que aconteceu na terça-feira (25) no UniSalesiano Araçatuba.
O evento teve o apoio da UDOP – União Nacional da Bioenergia; ORPLANA, a Organização de Associações de Produtores de Cana do Brasil; e Única, União da Indústria de Cana-de-Açúcar e Bioenergia, sendo realizado pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Polícia Militar do Estado de São Paulo e Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo.
“O 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental foi um verdadeiro sucesso e reuniu diversos representantes das usinas, entidades, fornecedores de cana-de-açúcar e demais empresas relacionadas. O objetivo foi fortalecer a atuação junto aos órgãos ambientais e de fiscalização do Estado de São Paulo, bem como o compromisso do setor com o desenvolvimento de uma agenda positiva e sustentável”, destaca o diretor presidente da UDOP, Hugo Cagno Filho.
Programação
O 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental contou com uma rica programação sobre os dados de ocorrências de incêndio no Estado de São Paulo especialmente nas áreas de cultivo de cana-de-açúcar e medidas de prevenção e combate a incêndios em áreas agrícolas e florestais.
“O fogo, resultado de incêndios criminosos, é um dos principais inimigos do setor sucroenergético, uma vez que mata a produtividade dos canaviais, a vida e toda a biodiversidade. Por essa razão, a programação destacou os temas atuais e de grande relevância, o que torna o evento de altíssima qualidade para a capacitação profissional”, comenta o presidente executivo da UDOP, Antonio Cesar Salibe.
A abertura do evento foi iniciada às 8h com o coffee break, proporcionando um networking de altíssima qualidade; e em seguida a formação da mesa das autoridades.
A Polícia Militar Ambiental mostrou o comparativo dos índices da Operação Corta-Fogo 2021/2022, bem como a análise e orientações sobre o PAM (Plano de Auxílio Mútuo) e PPI (Plano de Prevenção Contra Incêndio). Já a Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade abordou o Sistema Estadual de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais.
Na ocasião, também foram apresentados os estudos de caso com as melhores práticas do setor e a mesa de debate com representantes da Polícia Militar Ambiental do Estado de São Paulo, da Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade e do setor sucroenergético.
Campanha #ZeroIncêndios
O lançamento da Campanha #ZeroIncêndios foi um grande destaque do 9º Encontro Técnico do Setor Sucroenergético e Policiamento Ambiental.
Idealizada pela UDOP há 3 anos, a campanha visa reforçar o papel sustentável e muito ligado às questões do ESG do setor, assim como evidencia que a prática de incêndio é crime e gera prejuízos financeiros e riscos à saúde e a vida.

