18.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Em um mês, Araçatuba registra mais de 120 acidentes com escorpião

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Foram 230 casos de acidentes escorpiônicos em Araçatuba neste ano. Os números foram divulgados em boletim da vigilância epidemiológica divulgado ontem (12). 

Os dados apontam um aumento de 126 casos de picadas no último mês. Até o dia 11 de fevereiro eram 104 casos, enquanto no dia 11 de março, os números subiram para 230 ocorrências.

O mês de janeiro foi o que teve o maior número de ocorrências, com 101 no total. Outras 93 picadas foram em fevereiro e os primeiros 10 dias de março registraram 36 acidentes escorpiônicos.

Atualmente, a média de acidente por dia está em 3,33, ainda um pouco mais baixa que a média total de 2021, que foi 3,54 casos por dia. No ano passado, foram 1.295 picadas ao longo do ano. Em 2020 foram 1.439 casos, com média de 3,93 casos por dia. 

Cuidados

 

Segundo o Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba, o cuidado com os escorpiões deve ser redobrado nesta época do ano, por causa do aumento da temperatura e das chuvas, que formam um ambiente propício para o desenvolvimento do animal peçonhento.

 

Embora o escorpião prefira lugares secos, é nesta situação que mora o perigo. Durante o período chuvoso, a tendência é que os escorpiões procurem abrigo dentro das casas, aumentando o risco para os moradores.

 

A utilização de telas nas janelas e ralos; observação cuidados dos sapatos antes de calçá-los ou das roupas antes de vesti-las; e o batimento de roupas de cama; além do recolhimento de entulhos, são algumas das medidas mais eficientes para evitar a surpresa de um ataque do pequeno animal.

 

Ultimas Noticias