Home Cidades Araçatuba Em Araçatuba, reunião tira dúvidas de donos de restaurantes para reabertura

Em Araçatuba, reunião tira dúvidas de donos de restaurantes para reabertura

7 tempo de leitura
0
0
427

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Entre algumas reuniões com a presença representantes comerciais de Araçatuba, ocorreu na manhã de ontem através de videoconferência, com início por volta de 10h, uma reunião com donos de bares e restaurantes do município com membros da secretaria de desenvolvimento econômico para a discussão de ações e medidas para a volta do atendimento a partir da próxima segunda-feira, dia 1º de junho.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL teve acesso à reunião com exclusividade. Comandada pelo secretário de desenvolvimento econômico e relações do trabalho, Marcelo Mazzei, alguns temas foram discutidos, bem como algumas dúvidas foram esclarecidas.

Dentre as principais informações passadas na reunião estava uma previsão para horário de funcionamento dos shoppings de Araçatuba. Segundo Marcelo Mazzei, os dois centros de compras da cidade deverão trabalhar com uma redução entre 50% e 70% da sua capacidade de público e de estacionamento. Além disso, a intenção é que o local não funcione aos domingos e tenha um horário reduzido de segunda à sábado, abrindo das 12h às 18h, evitando um maior fluxo de pessoas de outras cidades da região.

O empresário João Andraus, dono do estabelecimento do ramo alimentício HanaH Brasa e Sabores no shopping Praça Nova, questionou sobre o funcionamento deste tipo de estabelecimento em shoppings e sobre o próprio funcionamento do local em si.

De acordo com Mazzei, restaurantes localizados nas praças de alimentação do shopping deverão exatamente as mesmas regras que bares e restaurantes comuns, com distanciamento mínimo de 1,5m entre as mesas e a designação de um funcionário para servir os clientes no caso de self-services.

O empresário Carlos Ramos, proprietário do San Rafael Grill e da Sandely, questionou o membro do governo sobre o self-service e ouviu como resposta que será necessário designar um funcionário para a realização do trabalho. Ramos deu a ideia da disponibilização de luvas descartáveis para os clientes e Mazzei informou que, desde que seja uma medida segura, ele não vê problemas. “Vai ter que ter um controle bem forte pra isso. O protocolo não coloca isso claramente, se você tiver todos esses cuidados e, óbvio, o cliente passar álcool em gel, colocar a luva, estiver de máscara, e depois descartar essa luva quando terminar, eu acho que é uma saída”, afirmou Mazzei.

Em certo momento, ao ser questionado no chat sobre a possibilidade de o Ministério Público interferir na decisão de abrir bares, restaurantes e salões de beleza em Araçatuba, Marcelo Mazzei admitiu que há o risco de fechamento, já que pelo plano estadual, Araçatuba ainda não estaria habilitada a abrir este tipo de estabelecimento. “Que a gente corre o risco, corre! Mas vamos tentar. Eu acho que não vai haver problema”, respondeu. A mesma pergunta havia sido feita no chat da reunião e foi respondida da mesma forma pelo perfil da prefeitura.

Ainda na reunião foi informado que, a princípio, não haverá um horário limite para o funcionamento de restaurantes no período noturno, embora tenha-se discutido o horário da meia-noite como limite, caso haja necessidade. Além disso, áreas de recreação de shoppings e restaurantes não poderão funcionar.

HORÁRIO REDUZIDO
De acordo com a Prefeitura, o município não está pulando para a Fase 3. “Araçatuba traz para a Fase 2 estes setores de bares, restaurantes e similares e salões de beleza, mas estabelecendo os critérios que a segunda fase preconiza, como o limite para tempo de funcionamento de 4 horas e de apenas 20% da capacidade dos estabelecimentos, proibição de praças de alimentação em shoppings, galerias e congêneres, e adoção de protocolos padrões e setores específicos. A Fase 3 já tem limites mais ampliados, como 40 % da capacidade dos estabelecimentos, 6 horas de funcionamento, e a Prefeitura de Araçatuba não forçará a esses limites, mantendo os da Fase 2”, disse o prefeito Dilador Borges.

Load More Related Articles
  • Parem de nos matar

    FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…
  • Vida, obra e legado de Eddio Castanheira

      *Marcelo Teixeira No ciclo de palestras deste ano, da Academia Araçatubense de Letr…
  • O FANTÁSTICO MUNDO DO TERROR   

    PEDRO CÉSAR ALVES Outro dia fiquei pensando sobre o ‘mundo do terror’ – gosto de chamar de…
Load More By jornalistacrispim
Load More In Araçatuba

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Check Also

Parem de nos matar

FERNANDA COLLI A vida de uma mulher começa antes mesmo de ela se reconhecer mulher. É a so…