FALTA - Vacina AstraZeneca ficou em falta no estado por vários dias; doses de Araçatuba acabaram

Doses de AstraZeneca acabam em Araçatuba, estado recebe nova remessa

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O município de Araçatuba anunciou na tarde desta quinta-feira (16) o fim das últimas doses da vacina AstraZeneca, contra a covid-19, que haviam sido enviadas pelo estado para a vacinação em segunda dose da população. 

 

Até então, as vacinas ainda estavam sendo aplicadas normalmente na região, que não havia registrado falta do imunizante produzido na Fundação Oswaldo Cruz. 

 

Conforme orientação do Ministério da Saúde, Araçatuba seguirá o que já foi feito em outros municípios e aplicará doses da Pfizer para os moradores que estão em atraso com a segunda dose e que tomaram AstraZeneca em junho. A mistura de vacinas foi aprovada pelo Programa Estadual de Imunização e pela Organização Mundial da Saúde. 

 

Na última quarta-feira (15), o estado de São Paulo voltou a receber doses da AstraZeneca após um intervalo de cerca de duas semanas, devido à paralisação da produção na Fiocruz por falta do IFA, Ingrediente Farmacêutico Ativo. Foram recebidas 456 mil doses pelo estado, das 1,7 milhão entregues pela Fundação ao governo federal. No total, a Fiocruz prevê entregar 15 milhões de doses ao Ministério da Saúde até o final de setembro. 

 

Segundo Regiane de Paula, coordenadora do PEI, Programa Estadual de Imunização, as doses foram enviadas ao estado na tarde de quarta-feira e devem chegar até esta sexta (17) aos 645 municípios paulistas.

 

No Departamento Regional de Saúde de Araçatuba, que faz a distribuição das doses para os 40 municípios da região, a previsão é que uma nova remessa de AstraZeneca chegue nesta sexta-feira (17).

 

Adolescentes

 

Durante visita a Araçatuba, o governador João Doria (PSDB) afirmou que o estado seguirá vacinando adolescentes, apesar da recomendação contrária do Ministério da Saúde, que recomendou a imunização apenas para adolescentes com comorbidades. Após a fala do governador, no período da tarde, a assessoria do governo do estado emitiu nota confirmando a sequência da vacinação.

 

“São Paulo segue a orientação do PEI, Programa Estadual de Imunização, esse é o centro denominado Comitê Científico, onde nós temos médicos, especialistas, epidemiologistas, infectologistas, e a orientação deles, salvo algum fato novo, é manter a vacinação dos jovens. Nós vamos continuar a vacinar. Já vacinamos todos com comorbidades, e agora estamos vacinando todos até esta faixa etária”, afirmou o governador.

 

Araçatuba afirmou que seguirá vacinando os adolescentes de 12 a 17 anos, seguindo recomendação estadual. 

 

Locais

 

Em Araçatuba, as vacinas contra a covid-19 estão sendo aplicadas nos dois shoppings e no ponto do Morada dos Nobres, das 10h às 19h; na unidade básica de saúde do Engenheiro Taveira, das 8h às 19h; e no Multi Shop, das 9h às 17h, de segunda à sexta. Aos sábados, nos dois shoppings das 8h Às 18h e no Multi Shop das 9h Às 14h.

 

 

Veja também

Polícia Ambiental fiscalizou 30 pontos de venda de peixe

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Nos dias de 21 e 22 de outubro de 2021 a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *