DEFESA - Motta entende que comerciário deve estar no plano preliminar de vacinação

Deputado quer comerciários na lista de prioritários na vacinação contra covid

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

O deputado federal Luiz Carlos Motta (PL-SP) apresentou projeto de lei que inclui os comerciários entre os profissionais com prioridade na campanha de vacinação contra a covid-19.  Além do projeto de lei que tramita na Câmara dos Deputados, Motta também apresentou um requerimento de indicação ao Ministério da Saúde reforçando sua intenção de que os trabalhadores do comércio constem do plano preliminar de imunização, que prioriza idosos, profissionais de saúde e professores.

Motta alega que os comerciários formam a maior categoria organizada do País, totalizando 2,7 milhões de trabalhadores apenas no Estado de São Paulo. “Os trabalhadores do comércio são a maior categoria profissional urbana no País. Como lidam com o público e têm contato direto com mercadorias, cartões e dinheiro, ficam mais vulneráveis à contaminação”, justifica o parlamentar, que é comerciário. “Ao serem vacinados, os comerciários preservam a própria saúde e, da mesma forma, daqueles que estão próximos e em contato com eles”, reforça Motta. Para o parlamentar, ao serem priorizados na vacinação, os comerciários contribuem decisivamente para quebrar a cadeia de transmissão da doença.

De acordo com José Carlos dos Santos, presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Araçatuba e Região (Sincomerciários), na base territorial da entidade, que envolve 27 municípios, a categoria é formada por  23 mil trabalhadores no comércio atacadista, varejista de rua/shopping e similares, farmácias/drogarias, supermercados e concessionárias de veículos. “É uma gama enorme de pessoas, que, mesmo tomando todos os cuidados preventivos, estão expostas à contaminação”, destaca José Carlos.

Motta é presidente da Federação dos Empregados do Comércio no Estado de São Paulo (Fecomerciários), à qual o Sincomerciários-Araçatuba é filiado. O parlamentar recebeu o título de Cidadão Araçatubense em 2017, honraria concedida pela Câmara Municipal.

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Essenciais, ambulantes e lojas de rede deixam calçadão movimentado no primeiro dia da fase vermelha

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA O primeiro dia de comércio fechado em Araçatuba ainda …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *