25.1 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

Depois de três anos de anúncio, nova versão de Top Gun chega aos cinemas

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Um grande sucesso do cinema nos anos 80 finalmente ganhou uma continuação. 36 anos depois, Tom Cruise dá vida novamente ao personagem Pete “Maverick” Mitchell no novo “Top Gun: Maverick”, sequência de “Top Gun: Ases Indomáveis” (1986).

Por causa da pandemia, o filme foi o mais longo já anunciado na história do cinema norte-americano. Os primeiros trailers foram lançados ainda em 2019, mas o seu lançamento ocorreu somente agora em 2022.

O longa-metragem também traz uma peculiaridade que foi exigência do astro principal: Tom Cruise usa aeronaves reais, inclusive o P-51 Mustang da Segunda Guerra Mundial, que é do próprio ator. Os únicos aviões do filme apresentados em CGI são os F-14 Tomcat, que já apareciam no primeiro filme, porém, foram desativados em 2006, mais de dez anos antes do início da produção da sequência. Cruise também opta por não utilizar dublês, assim como faz na maior parte de suas produções, mesmo no auge dos seus 59 anos.

Na nova história, o personagem Pete Mitchell, apesar de ser um piloto bastante premiado, deixou de ser capitão e tornou-se instrutor pelo fato de sempre arriscar demais e desafiar os perigos da profissão. A produção traz novamente uma participação de Val Kilmer, que teve mais destaque no primeiro filme, como Tom “Iceman” Kasanzky. 

Outro destaque é que mais uma vez o filme aposta em uma música tema original. “Take My Breath Away”, da banda norte-americana Berlin, ganhou o Oscar de Melhor Canção Original na premiação de 1987, além disso ainda liderou o Hot 100 da Billboard. Desta vez, a premiada cantora e atriz Lady Gaga, que já tem um Oscar de melhor canção original com “Shallow” no filme “Nasce Uma Estrela” (2019), é a intérprete de “Hold My Hand”. Lady Gaga ainda participa de oito das onze faixas que fazem parte da trilha sonora da nova produção.

A produção tem a direção de Joseph Kosinski (“Tron – O Legado”, 2010), e conta no elenco com Miles Teller (“Footloose”, 2011) como Lieutenant Bradley “Rooster” Bradshaw, Jennifer Connelly (“Pecados Íntimos”, 2006) como Penny Benjamin, Jon Hamm (“Atração Perigosa”, 2010) como Cyclone, Glen Powell (“Batman – O Cavaleira das Trevas Ressurge”, 2012) como Hangman, além de participação de Ed Harris (“Show de Truman”, 1998). A produção e distribuição é da Paramount Pictures.

De acordo com a avaliação do site norte-americano Rotten Tomatoes, o filme está com 99% de aprovação do público. 

Indicações

O primeiro filme “Top Gun: Ases Indomáveis”, precursor do novo lançamento, foi sucesso de público e crítica, alcançando aproximadamente US$ 357 milhões nas bilheterias de todo o mundo. 

Foi indicado ainda em quatro categorias no Oscar: Melhor Canção Original, Melhor Mixagem de Som, Melhor Montagem, Melhor Edição de Som. Venceu como Melhor Canção Original. Perdeu Melhor Mixagem de Som e Melhor Montagem para “Platoon” (1986); Melhor Edição de Som para “Aliens” (1986).

Ainda concorreu em duas categorias no Globo de Ouro: Melhor Canção Original e Melhor Banda Sonora Original, vencendo o prêmio de canção e perdendo Melhor Banda para “A Missão” (1986). 

Venceu ainda o prêmio de Melhor Filme no People´s Choice Awards, premiação que possui votos dos fãs e do público.

Araçatuba

O filme está em cartaz no cinema do shopping Praça Nova em Araçatuba, nas versões dublada e legendada, nos horários 16h40, 18h10, 19h20 e 22h de domingo a domingo, sendo que aos sábados e domingo há também o horário das 14h. 

PRÉ-ESTREIA – Tom Cruise chega na pré-estreia de “Top Gun: Maverick”, em San Diego, nos EUA.
Crédito: Divulgação

ORIGINAL – Lady Gaga interpreta oito músicas na trilha sonora, incluindo “Hold My Hand” (foto/clipe)
Crédito: Reprodução

 

 

 

Ultimas Noticias