Home Cidades Araçatuba Delcir Getúlio Nardo -vocação para a segurança

Delcir Getúlio Nardo -vocação para a segurança

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM  – Araçatuba

Olha tranquilo, sorriso no rosto e firmeza nas decisões. Quem já trabalhou com Delcir Getúlio Nardo conhece o seu estilo. Sempre priorizou o diálogo às decisões autoritárias. Mas jamais perder a autoridade. Por isso, por onde passou semeou amigos e admiradores. Apontado da Secretaria de Segurança Pública desde maio de 1996, retornou à atividade como secretário municipal em 2007. Passou pelos governos de Jorge Maluly Neto, Marilene Magri Marques e Cido Sério. Hoje é ouvidor-geral do município. O tempo passa, mas ele mantém sempre o mesmo estilo, prestativo, cortês no trato com as pessoas e extremamente discreto.
Delcir Getúlio Nardo nasceu em 16 de setembro de 1943, em Santa Adélia (SP). “Com 16 anos de idade minha família mudou-se para Bilac e em 1965 vim para Araçatuba, após concluir o curso de formação de Soldado da Força Pública em Bauru”, relembra doutor Getúlio, como é conhecido. Tinha início uma carreira de sucesso e de muito trabalho na polícia.
Segundo doutor Getúlio, ele ingressou Força Pública do Estado de São Paulo em 11 de mar de 1965 e permaneceu como Policial Militar até 22 de abril de 1985, quando se desligou para iniciar a Academia da Polícia Civil, como Delegado de Polícia, pois foi aprovado em concurso público. “Minha primeira Delegacia foi Avanhandava”, recorda.
Após a Avanhandava, doutor Getúlio passou por Glicério e Valparaíso. Em Araçatuba, atuou na Delegacia de Investigações Gerais (DIG), Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes (Dise), 1º e 2º distritos policiais e assumiu a Delegacia Seccional de Polícia. Finalmente foi Assistente na então Delegacia Regional de Polícia (hoje equivalente ao Deinter 10). Aposentou-se como delegado classe especial em 31 de maio de 1996. “Foi a forma que encontrei para servir ao Estado e à Sociedade”, responde doutor Getúlio ao ser questionado porque escolheu a área de segurança para trabalhar.

C1 Dr. Delcir Getúlio Nardo (15).JPG
“Em janeiro de 2007 foi convidado a assumir a Secretaria Municipal de Segurança pelo então prefeito doutor Jorge Maluly Neto. Como secretário municipal de Segurança atuei até 31 de dezembro de 2012. Em fevereiro de 2013 assumi a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana, da qual me exonerei em agosto de 2014. Na atual gestão, a convite do prefeito Dilador
Borges, estou como Ouvidor Geral do Município, tendo, também, respondido pela Corregedoria-Geral de janeiro a abril de 2017”, afirmou.
“Como estabelece a Lei Complementar nº 206, de 30 de junho de 2010, a Ouvidoria Geral do Município é o órgão responsável pelo aprimoramento dos serviços prestados à comunidade, o respeito à justiça e à legalidade dos atos praticados pela administração pública e a valorização da participação popular no processo de gestão. É ligada ao Gabinete do Prefeito e está instalada junto ao Atende Fácil, na Rua Conselheiro Oscar Rodrigues Alves, 295”, explica o ouvidor geral.
De acordo com o doutor Getúlio, sua atuação é estabelecer um canal de diálogo com a população, através dos Sistemas Ouvidoria e E-Informações, como também pessoalmente ou pelo telefone 3607-6663, ampliando o acesso da população e aumentando o conhecimento dos cidadãos acerca de seus direitos e deveres; avaliando a procedência das sugestões, reclamações e denúncias, encaminhando os casos relatados aos órgãos competentes para os devidos esclarecimentos e resposta no prazo estabelecido por lei (Lei 12.527/2011 e 13.460/2017).

FAMÍLIA
Doutor Getúlio Nardo é casado com Vânia Cristina Silva Nardo. Tem cinco filhos: Valdelei Fioravante, Vânia Júlia, Getúlio Sílvio, Luciana Amábile e Isabella Giulia. Tem sete netos.


Compartilhe esta notícia!