Contribuintes da região entregam mais declarações de imposto de renda do que o esperado

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em toda a região da delegacia da Receita Federal em Araçatuba, composta por 84 municípios, foram entregues mais declarações do Imposto de Renda Pessoa Física 2020 do que o esperado. De acordo com dados divulgados pela delegacia da Receita de Araçatuba, na manhã de ontem, 199.740 contribuintes declararam o Imposto de Renda na região, enquanto eram esperadas 199.332 declarações. Os números incluem declarações originais e retificadoras apresentadas.

Apenas 290 contribuintes deixaram de declarar no município de Araçatuba, 42.099 documentos foram entregues, o que corresponde a 99,3% do total esperado de 42.389 declarações.

O prazo para a entrega do Imposto de Renda 2020 se encerrou na última terça-feira, dia 30 de junho. O período, que geralmente dura dois meses, entre março e abril, foi estendido para quatro meses neste ano em razão da pandemia do novo coronavírus.

O contribuinte que perdeu o prazo de entrega ainda poderá fazê-lo, porém, com multa equivalente a 1% ao mês do imposto devido, com valor mínimo de R$ 165,74 e máximo de 20% do imposto devido, além de juros proporcionais à taxa Selic, que hoje está em 2,25% ao ano.

O programa do Imposto de Renda, disponível no site da Receita Federal, o receita.fazenda.gov.br, ou no aplicativo da receita para tablets e smartphones, já faz o cálculo automático do valor do imposto acrescido da multa, gerando o Darf (documento de arrecadação) para pagamento em agência bancária.

Também é possível ainda fazer retificações na declaração para aqueles contribuintes que cometeram algum equívoco no preenchimento. Neste caso não haverá cobrança de multa por atraso. Porém, se a retificação implicar em uma diferença do imposto de renda a ser paga, o declarante será penalizado com multa pelo atraso no pagamento desta diferença do imposto.

Mais que o esperado

O município de Andradina teve mais declarações entregues do que o esperado pela Receita Federal. 11.234 andradinenses acertaram as contas com o leão. Eram esperadas 11.083 declarações de moradores do município.

A mesma situação ocorreu em Penápolis. Com número parecido de declarações esperadas em relação a Andradina, 11.639 penapolenses deveriam declarar até a última terça-feira, no final do prazo. Porém, foram registradas 11.676 declarações.

Já em Guararapes foram 100 declarações a mais entregues. A Receita Federal divulgou o recebimento de 5.840 documentos do município, enquanto eram esperados 5.740.

Nenhuma cidade da região, porém, teve maior índice excedente do que Birigui. Foram quase 400 declarações a mais entregues no município. Eram esperadas 18.365 declarações, porém a Receita Federal registrou o recebimento de 18.762.

Faltando

Lins, a exemplo de Araçatuba, não atingiu o total esperado. Mesmo assim a grande maioria dos linenses conseguiu acertar há tempo as contas com o leão.

Das 16.139 declarações esperadas no município, 16.100 foram entregues, ou seja, 99,7% dos contribuintes já não terão mais problemas neste ano.

São Paulo e Brasil

A tendência de maior número de declarações ocorreu em todo o estado de São Paulo. Foram entregues quase 14 mil declarações a mais do que o estimado pela Receita. Mais de 10,3 milhões de contribuintes paulistas preencheram a declaração no prazo estipulado.

Em todo o país, foram quase 32 milhões de declarações realizadas.

Problemas

Quem deixar de declarar seu imposto de renda 2020, ficará com o CPF pendente de regularização. Essa pendência impede a pessoa de tirar ou renovar passaporte, prestar algum tipo de concurso público, fazer empréstimos, obter certidão negativa para venda de imóvel, e até mesmo abrir conta em banco.

A declaração pode ser entregue até 5 anos após o prazo regular, mesmo período no qual a Receita Federal aceita eventuais retificações do IR.

Para fazer ou corrigir declarações de anos anteriores é preciso instalar no computador o programa de preenchimento específico de cada ano. Todos eles seguem disponíveis no site da Receita Federal.

Veja também

Araçatuba começa a vacinar crianças na terça-feira

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A Secretaria de Saúde de Araçatuba informou nesse sábado que vai …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *