Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Consulta pública online amplia participação de araçatubenses na elaboração da LOA 2027
    • Prefeitura de Araçatuba deve lançar em breve licitação para novo complexo esportivo no bairro Concórdia
    • Azeite fica 17% mais barato em um ano e reforça movimento de queda em produtos da despensa do consumidor
    • Decreto municipal regulamenta lei que proíbe queimadas em Araçatuba
    • Polícia Civil prende produtos possivelmente ligados a golpes virtuais em Birigui
    • Birigui sediará reunião para alinhar plano de contingência para o El Niño 2026
    • Réus são condenados por crime de tráfico de drogas após Operação Laços de Família
    • Comitiva de Araçatuba conhece programas de agricultura urbana e feiras livres em Maringá
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Consulta pública online amplia participação de araçatubenses na elaboração da LOA 2027
    Araçatuba

    Consulta pública online amplia participação de araçatubenses na elaboração da LOA 2027

    By dfernandesmr31 de julho de 2026Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Além das audiências públicas, a população também pode participar da elaboração da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2027 pela internet. Até 30 de agosto, os araçatubenses podem indicar as melhorias para o bairro e região em que residem acessando o site http://www.aracatuba.sp.gov.br/participacao.

    “O formulário digital amplia e incentiva ainda mais a participação popular no processo decisório sobre as metas e ações prioritárias para a cidade, dando transparência à aplicação dos recursos públicos”, afirmou o secretário municipal de Participação Cidadã, Edson Neves Terra Júnior.

    A LOA é um instrumento legal que estima as receitas (previsão de recursos) que o governo municipal irá arrecadar e fixa as despesas para o período de um ano. É nessa peça orçamentária que é feito o planejamento de gastos em serviços públicos como saúde, educação e infraestrutura.

    Votação

    Ao acessar o formulário, o munícipe preenche dados pessoais básicos, como nome, endereço e data de nascimento. Em seguida, é direcionado para a página com o seguinte questionamento: “Quais os itens que mais precisam de melhoria em sua região?”.

    É possível votar nos serviços disponíveis em cada eixo, podendo escolher quantos itens desejar em ordem de prioridade. Há, ainda, um espaço para sugestão livre, onde o morador pode escrever outra demanda que não esteja descrita na lista.

    Os eixos disponíveis são: Educação, Saúde, Desenvolvimento Agroindustrial, Asfalto, Esporte, Lazer e Recreação, Mobilidade Urbana, Saneamento, Meio Ambiente, Assistência Social, Segurança, Emprego e Renda, Planejamento Urbano, Cultura, Obras e Serviços e Turismo.

    Audiências presenciais

    A série de audiências públicas presenciais para ouvir a comunidade e validar propostas que irão subsidiar a elaboração da LOA teve início nesta quinta-feira (30). O primeiro encontro aconteceu no auditório do Siran, das 19h às 21h, com a participação de conselheiros municipais.

    Haverá, ainda, audiências nos dias 6 de agosto, na Emeb Fausto Perri, no bairro Alvorada; 13 de agosto, na Emeb José Machado Neto, no São José; 20 de agosto, na Emeb Lauro Bittencourt, no Jardim TV; e 27 de agosto, na Emeb Leão Nogueira Filho, no Iporã. Todos os encontros serão das 19h às 21h.

    Já no dia 30 de agosto, será a vez de moradores da zona rural participarem das decisões. A Secretaria de Participação Cidadã promoverá a última audiência pública presencial, que acontecerá das 9h às 11h, no barracão da Capela Santa Bárbara, no bairro da Jacutinga.

    “A consulta digital e as audiências públicas têm por objetivo garantir transparência e dar voz à população no planejamento das prioridades e metas da administração municipal para o próximo ano. Por isso, contamos com a participação de todos nesse processo participativo”, completou Edson.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticlePrefeitura de Araçatuba deve lançar em breve licitação para novo complexo esportivo no bairro Concórdia
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Prefeitura de Araçatuba deve lançar em breve licitação para novo complexo esportivo no bairro Concórdia

    31 de julho de 2026
    Araçatuba

    Azeite fica 17% mais barato em um ano e reforça movimento de queda em produtos da despensa do consumidor

    30 de julho de 2026
    Araçatuba

    Decreto municipal regulamenta lei que proíbe queimadas em Araçatuba

    30 de julho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.