Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Festa das Ações LR1
    Trending
    • Rua América do Sul terá interdição para conclusão das obras da Pompeu de Toledo
    • Araçatuba recebe oficina de cinema gratuita do programa Pontos MIS no dia 15 de setembro
    • Araçatuba discute proteção à infância e à adolescência em conferência municipal
    • Araçatuba entrega espaço para acolhimento e proteção de mulheres em situação de rua e de violência
    • Equipe de obras reforça limpeza e manutenção em vários pontos de Andradina
    • Birigui avança na revisão da Lei de Uso e Ocupação do Solo
    • Prefeitura de Araçatuba propõe ampliar parcerias para atender idosos que necessitam de cuidados intensivos
    • Construção Civil abre mais de Mil novos negócios na região de Araçatuba
    Festa das Ações LR1
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Construção Civil abre mais de Mil novos negócios na região de Araçatuba
    Araçatuba

    Construção Civil abre mais de Mil novos negócios na região de Araçatuba

    By dfernandesmr12 de setembro de 2026Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    A cadeia produtiva da construção civil manteve trajetória de crescimento na Região Administrativa de Araçatuba em 2026. Entre janeiro e julho, foram abertas 1.189 empresas ligadas ao setor, ante 1.132 no mesmo período de 2025. O resultado representa 57 novos negócios a mais e uma expansão de 5% em apenas um ano. O avanço foi ainda mais intenso no núcleo diretamente ligado à construção.

    Nesse recorte, que reúne construção de edifícios, obras de infraestrutura e serviços especializados para obras, as aberturas passaram de 800 para 859, crescimento de 7,4%.

    O levantamento foi elaborado pelo Observatório Econômico a partir das bases de abertura de empresas da Receita Federal, nos 43 municípios da Região Administrativa de Araçatuba.

    Execução de obras e serviços especializados

    A construção propriamente dita concentrou 859 aberturas e respondeu por 72,2% de todos os novos negócios da cadeia ampliada em 2026. O número mostra que o crescimento está apoiado principalmente na atividade operacional do setor. O elo de execução de obras passou de 311 para 334 empresas, com 23 aberturas adicionais e alta de 7,4%.

    As obras de acabamento avançaram de 180 para 193 registros, crescimento de 7,2%. Já os serviços técnicos e especializados chegaram a 404 novas empresas, vinte a mais que no mesmo período de 2025.

    Esse conjunto revela uma cadeia diversificada. Uma obra movimenta diferentes especialidades: alvenaria, elétrica, hidráulica, pintura, climatização, revestimentos, portas, janelas e diversos serviços de apoio.

    O crescimento distribuído entre esses elos amplia o espaço para fornecedores e prestadores de diferentes portes.

    Alvenaria, climatização e materiais

    As obras de alvenaria permaneceram como a principal atividade da cadeia em número de aberturas. Foram 284 novos registros em 2026, ante 270 no ano anterior.

    Na sequência aparecem instalação e manutenção elétrica, com 160 empresas, e serviços de pintura de edifícios, que passaram de 108 para 119.

    O maior crescimento nominal ocorreu na instalação e manutenção de sistemas centrais de ar-condicionado, ventilação e refrigeração, que passou de 63 para 83 novas empresas, aumento de 20 registros e expansão de 31,7%.

    O desempenho sinaliza maior espaço para serviços ligados à climatização e à modernização de imóveis residenciais, comerciais e institucionais.

    Também se destacaram a construção de edifícios, que avançou de 14 para 19 empresas, alta de 35,7%, e a incorporação de empreendimentos imobiliários, que passou de 19 para 24 registros, crescimento de 26,3%.

    Embora sejam bases menores, os movimentos acrescentam diversidade ao avanço do setor.

    Comércio especializado

    O comércio ligado à construção também apresentou resultado positivo. As aberturas passaram de 142 para 155 empresas, crescimento de 9,2%. O principal destaque foi o comércio varejista de materiais de construção em geral, que saltou de 39 para 55 novos negócios, alta de 41%.

    O avanço do comércio especializado é importante porque aproxima materiais, ferramentas e insumos dos profissionais e consumidores em diferentes municípios.

    Ferragens, madeira, materiais hidráulicos, elétricos e itens de acabamento formam uma rede que dá suporte à execução de pequenas reformas e de projetos maiores.

    MEI

    Outro aspecto está no perfil dos novos empreendimentos. O Microempreendedor Individual ampliou sua presença: foram 686 aberturas em 2025 e 848 em 2026. Com isso, a participação do MEI na cadeia passou de 60,6% para 71,3%.

    Os números reforçam o peso dos pequenos prestadores na dinâmica da construção civil. Pintores, eletricistas, instaladores, pedreiros e profissionais de acabamento encontram na formalização uma porta de entrada para emitir notas fiscais, organizar sua atividade e acessar novos clientes.

    Crescimento

    A capilaridade regional é um dos resultados mais relevantes do estudo. Todos os 43 municípios da Região Administrativa de Araçatuba registraram ao menos uma abertura vinculada à cadeia ampliada da construção civil, tanto em 2025 quanto em 2026.

    Isso mostra que o movimento não ficou restrito aos maiores centros urbanos. A formalização alcançou cidades de diferentes portes e criou uma rede regional de pequenos negócios, comércio especializado, serviços de instalação e atividades diretamente ligadas às obras.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleAraçatuba terá interdições de vias neste fim de semana devido a festas comunitárias e religiosas
    Next Article Prefeitura de Araçatuba propõe ampliar parcerias para atender idosos que necessitam de cuidados intensivos
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Rua América do Sul terá interdição para conclusão das obras da Pompeu de Toledo

    12 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba recebe oficina de cinema gratuita do programa Pontos MIS no dia 15 de setembro

    12 de setembro de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba discute proteção à infância e à adolescência em conferência municipal

    12 de setembro de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.