FILA 1 - Loja de eletrodomésticos na rua Duque de Caxias abriu só uma porta para controlar entrada de clientes DIEGO FERNANDES

Comércio de Araçatuba poderá abrir no feriado desta quarta-feira

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Depois de ficar fechado por 45 dias, o comércio está autorizado a funcionar nesta quarta-feira, dia 21 de abril, feriado de nacional de Tiradentes. A abertura das lojas será facultativa.

A abertura das lojas nesta data já estava prevista em convenção coletiva entre o Sincomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, e o Sincomerciários, o Sindicato dos Empregados do Comércio de Araçatuba, e foi assinada pelos seus respectivos presidentes, Gener Silva e José Carlos dos Santos.

O funcionamento dos estabelecimentos pode se dar de acordo com o determinado pela fase de transição do Plano São Paulo, anunciada pelo governo do estado na última sexta-feira, e válida para todo o território paulista. Ou seja, com lojas funcionando entre 11h e 19h e podendo receber até 25% de capacidade de públicos dos locais de atendimento.

“Como já havia anteriormente na convenção dispositivo para funcionar o comércio, vai funcionar dentro do horário estabelecido pelo normativo do governo”, afirmou o presidente do Sincomércio, Gener Silva, em contato com a reportagem do jornal O LIBERAL.

O dirigente do comércio local vê com animação a volta do funcionamento das lojas e afirma que comerciantes estão empolgados com o retorno das atividades e do atendimento presencial aos consumidores.

“Nesse período de transição a coisa vai estabilizar bem melhor, as coisas tomaram um rumo diferente no sentido positivo. Os shoppings já começaram a abrir ontem (domingo), o comércio também. Os comerciantes estão bem mais animados. A expectativa é boa, existe uma motivação bem maior e os comerciantes estão com muita vontade de trabalhar”, completou o presidente do sindicato patronal do comércio local.

Retorno

A segunda-feira foi marcada pelo alívio dos comerciantes e dos consumidores locais. A volta das atividades das lojas e estabelecimentos comerciais de Araçatuba movimentou o calçadão de Araçatuba no final da manhã de ontem.

Por volta das 11h, as primeiras lojas voltaram a abrir as portas após 45 dias fechadas devido as fases emergencial e vermelha do Plano São Paulo, que estavam em vigor desde o início de março.

Com a fase de transição iniciada no último domingo, a segunda-feira foi dia retorno dos consumidores ao principal corredor comercial da cidade.

A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no local pouco depois da reabertura do comércio e constatou movimento moderado de consumidores e transeuntes, que utilizam o calçadão como meio de chegar ao seu destino no centro de Araçatuba.

As grandes concentrações de público estavam em frente às lojas de rede, como lojas de departamentos e de roupas que trabalham com crediários para compras. Muitos consumidores, por saber da reabertura, foram até as lojas para pagar prestações de seus carnês e cartões. As filas, porém, estavam organizadas com o devido distanciamento e do lado de fora das lojas.

Shoppings

No domingo, os shoppings já haviam voltado a funcionar, respeitando as exigências dos decretos estadual e municipal.

Sem o funcionamento das áreas de lazer, das academias e dos cinemas, os shoppings abriram novamente as suas praças de alimentação, mas apenas para o take-away, sem a possibilidade de consumo local, além de terem voltado com o atendimento presencial em lojas e quiosques.

No domingo, cerca de 1.500 pessoas compareceram ao Shopping Praça Nova, número bem abaixo do que seria o normal em um final de semana comum, porém esperado por causa do período de dúvidas vivido por causa da pandemia.

Já nesta segunda-feira, até às 16h30, 1.130 pessoas já tinham comparecido ao centro de compras, sendo que naquele momento havia 450 pessoas dentro do local, número que representa cerca de 13% da capacidade do shopping, ou seja, dentro do limite permitido.

Tanto o Shopping Praça Nova, quanto o Araçatuba Shopping, receberam mais público na segunda-feira em relação ao domingo também por conta de que ambos são locais da campanha de vacinação contra a covid-19.

 

 

 

FILA 2 – Consumidores aguardam a vez para o pagamento de carnês em estabelecimento no calçadão

Compartilhe esta notícia!

Veja também

Araçatuba teve mais 47 casos e duas mortes por covid-19 ontem

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATTUBA Araçatuba teve duas novas mortes e divulgou 47 novos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *