Home Cidades Araçatuba Comércio de Araçatuba funciona das 9h às 18h a partir de terça-feira

Comércio de Araçatuba funciona das 9h às 18h a partir de terça-feira

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Em Araçatuba, o comércio da cidade está autorizado a funcionar em horário normal já a partir deste sábado (10). Decreto publicado hoje permite o aumento de tempo de atendimento das lojas e dos shoppings de 8h para 10h. A permissão se estende aos bares, restaurantes, salões de beleza, academias, barbearias e serviços como advocacia, contabilidade, dentre outros.

O novo decreto foi baseado na nova diretriz do Plano São Paulo anunciada pelo governador João Dória, nesta sexta-feira, que permitiu o aumento do tempo de atendimento presencial para regiões que estão na fase amarela do Plano São Paulo, como é o caso de Araçatuba.

A reportagem apurou junto à Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, que, no caso do comércio, as lojas vão voltar a funcionar em horário normal na próxima terça-feira, atendendo de segunda à sexta-feira, das 9h às 18h, de sábado das 9h às 14h, e nos sábados pós-dia de pagamento, como é o caso hoje, das 9h às 16h. Até o fechamento desta edição, os dois shoppings de Araçatuba ainda não haviam definido o novo horário de funcionamento.

A abertura neste sábado coincide com o último dia disponível para pais, tios e avós comprarem os presentes de dia das crianças, comemorado na próxima segunda-feira, dia 12 de outubro. Domingo e segunda-feira, as lojas permanecerão fechadas, reabrindo na terça-feira, a partir das 9h.

Até ontem (9), as lojas do comércio de rua de Araçatuba só estavam permitidas a abrir 8 horas por dia, sendo que o comerciante poderia escolher entre 10h e 18h para abrir o seu estabelecimento comercial. Já os shoppings estavam funcionando entre o começo da tarde até à noite, sendo que o Praça Nova Araçatuba havia adotado o horário das 13h às 21h, e o Araçatuba Shopping das 12h30 às 20h30.

Bares, restaurantes, salões de beleza, academias e serviços em geral também entram nesta permissão e podem atender até das 6h às 22h por 10 horas diárias seguidas ou divididas, o que permite, por exemplo, um funcionamento maior de restaurantes nos horários do almoço e jantar, por exemplo. Clientes que já estiverem no local no período noturno podem consumir até 23h.

Todos as atividades comerciais em Araçatuba, incluindo eventos com público controlado, devem seguir respeitando os 40% da lotação prevista em alvará, além de seguir aplicando as medidas de higienização e distanciamento. A exceção fica para as academias, que devem seguir atendendo usuários com 30% de suas capacidades

Guararapes

Em Guararapes, o novo decreto definiu, por si só, os horários de atendimento das atividades comerciais. O comércio e os serviços na cidade vão funcionar das 8h às 18h de segunda à sexta; e das 8h às 13h aos sábados.

Já os bares, lanchonetes e restaurantes podem abrir de segunda a domingo das 11h às 17h e das 18h às 22h, sendo que clientes podem permanecer no estabelecimento até 23h. Os salões de beleza e barbearias da cidade terão de abrir de segunda à sábado das 8h às 18h.

Já as academias de ginástica, musculação, dentre outras, poderão funcionar das 6h às 11h e das 15h às 20h30.

 


Compartilhe esta notícia!