Home Cidades Araçatuba Comemorada por população e produtores rurais, chuva causa pânico em vôo e outras ocorrências

Comemorada por população e produtores rurais, chuva causa pânico em vôo e outras ocorrências

9 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A chuva tem sido motivo de comemoração, principalmente para os produtores rurais da região de Araçatuba, que ficaram mais de 100 dias sem precipitações em suas lavouras, prejudicando o plantio e a colheita.
Os criadores de gado de Araçatuba e Andradina também comemoraram, já que o pasto seco não estava servindo de alimento para bovinos e bubalinos, que estão sendo mantidos apenas em confinamento desde junho, o que aumentou os custos da carne, causando reflexos ao consumidor final.
Boa parte da população celebrou a volta da chuva desde a última semana, principalmente por ter derrubado as medias mínimas e máximas da temperatura na região. Após atingir 43ºC há 3 semanas, agora a máxima na região, em dias de chuva, não tem passado dos 30ºC.
Mesmo com todos os benefícios, a chuva também tem trazido preocupação com algumas ocorrências. O vento forte ocorrido pouco antes da chuva de ontem em Araçatuba provocou um susto nos passageiros de um voo da Azul, que precisou arremeter na tentativa de pouso no aeroporto Dario Guarita. O avião teve que pousar em Bauru.
A reportagem conversou com o jornalista Vitor Moretti, um dos redatores do jornal O LIBERAL REGIONAL, que está em férias e voltava de Campinas na aeronave. Segundo ele, houve pânico e gritos entre os passageiros da aeronave, que estava lotada.
“Nunca passei tanto medo, teve grito no avião e tudo. Na hora em que o avião tentou pousar não conseguiu. Os pilotos foram surpreendidos pela rajada de vento já na cabeceira da pista”, afirmou.
Segundo relatos de Moretti, por volta das 14h40 os passageiros sentiram o momento em que a rajada de vento atingiu a aeronave que começou a se deslocar para o lado direito, antes de arremeter a poucos metros do solo. Após isso, a aeronave ainda passou por uma área de instabilidade, onde balançou muito, causando pânico nos passageiros. A turbulência demorou cerca de 10 minutos.
Para maior segurança dos passageiros, a aeronave foi deslocada até Bauru, onde realizou o pouso em segurança, e o trajeto para Araçatuba foi completado em um ônibus oferecido pela companhia.
Outras ocorrências
A chuva também causou outros pequenos transtornos. Ainda em Araçatuba, na área urbana, a precipitação começou por volta de 15h15 e seguiu até à noite. Mesmo não tendo grande intensidade, os ventos chegaram a derrubar parte de uma árvore na rua do Fico, em local próximo ao zoológico municipal.
Por causa disso, a pista no sentido centro-bairro foi interditada. Motoristas que passavam pelo local precisaram fazer o contorno para seguir e acessar a avenida José Ferreira Batista.
Outra queda de parte dos galhos de uma árvore de grande porte interditou trecho da avenida Odorindo Perenha, na zona leste da cidade.
Outros locais como avenida dos Estados e Pompeu de Toledo, que tiveram problemas na última semana, não registraram ocorrências até o fechamento desta edição.
Castilho
Em Castilho, a chuva chegou mais cedo. Por volta de 12h, uma precipitação rápida e intensa causou alagamentos em algumas vias da cidade. Próximo ao Centro de Eventos Culturais, no cruzamento entre as avenidas José Manoel de Ângelo e José Luciano Pereira, houve um grande acúmulo de água, prejudicando a passagem de veículos.
O mesmo ocorreu na rotatória onde fica localizada a cascata. No local, uma imagem flagrou um carro atravessando a via com dificuldades por causa do acúmulo de água.
Três Lagoas
Em Três Lagoas foram registradas duas quedas de árvores, uma delas na Avenida Antônio Trajano dos Santos, há cerca de 50 metros do Terminal Rodoviário. Um pinheiro caiu e interditou um dos sentidos da via.
A outra árvore que caiu com a força do vento e da chuva foi na Avenida Rosário Congro esquina com a Duque de Caxias. A árvore era de grande porte e estava no canteiro central e acabou caindo. Neste caso não houve transtornos para o trânsito, e em nenhuma das ocorrências houve feridos.
Ambas foram removidas rapidamente por equipe da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Três Lagoas e do Corpo de Bombeiros.
Previsão
De acordo com o Climatempo, a semana poderá ter chuvas em todos os dias em Araçatuba. Ao menos a probabilidade estimada é de pelo menos 80% de chances de chover para todos os dias da semana, com a temperatura mínima de 19ºC e a máxima não ultrapassando os 32ºC.

EMBARQUE – Jornalista Vitor Moretti antes do embarque, em Campinas
PERIGO – Motorista se arrisca a passar com veículo em via alagada em Castilho – Foto Messias Donega
QUEDA – Árvore que caiu interditou trânsito próximo ao zoológico de Araçatuba – Foto David Prates

 

 

AÇÃO – Secretaria de Meio Ambiente e Bombeiros de Três Lagoas agiram para retirar árvores caídas

Compartilhe esta notícia!