14.1 C
Araçatuba
quarta-feira, agosto 10, 2022

Com três meses em Araçatuba, plano assistencial para pets +QAmigo alerta para crime ambiental

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Com o avanço da discussão de questões ambientais nos últimos tempos, uma lei que já tem quase um quarto de século impede que animais domésticos que falecem sejam jogados ou enterrados em locais inapropriados, como terrenos baldios, por exemplo.

De acordo com a lei 9.605/98, de 12 de fevereiro de 1998, no artigo 54, causar poluição de qualquer natureza em níveis tais que resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou destruição da flora, é crime, que pode ter pena de um a quatro anos de reclusão e multa.

Dentro dessa medida, está também o descarte irregular de animais mortos. Segundo a gerente administrativa do +QAmigo, plano de assistência para pets, Anna Karolina Figueiredo, o alerta os donos de pets é que não façam o descarte dos restos mortais de seus animais em qualquer lugar quando vierem a falecer.

“Precisa de todo o cuidado, porque de acordo com a lei, ela entra na lei dos crimes ambientes, e tem todo um cuidado para desafazer dos despojos dos animais. Não podem ser descartados em matas, não pode ser sepultado em uma superfície muito rasa, tem todo um cuidado de higiene com a população”, disse.

De acordo com Anna Karolina, este é um dos trabalhos desenvolvidos pela +QAmigo, que oferece velório e crematório para os animais, além de diversos serviços para o período de vida do pet.

“Nós gostamos de trabalhar nesta área para conscientizar as pessoas de como deve ser feito o descarte dos animais”, afirmou.

O Serviço

Em funcionamento em Araçatuba há cerca de três meses, o +QAmigo possui assistências diversas, como parcerias com clínicas veterinárias, compra de medicamentos, de rações, aplicação de vacinas, procedimentos cirúrgicos, fisioterapia, tosa, creche, hotel, além de outros trabalhos como adestramento, e alguns mais sofisticados como pet citter (babás para animais), pet dog walker (para passeios com os animais) e fotógrafo pet. 

O novo serviço foi idealizado em sociedade pelo empresário João Laluce, dono do tradicional Grupo Laluce em Araçatuba; além de João Antônio Guedes, do Grupo PAF de Andradina; e Doutor Maurício Tubes, urologista do Dr. Da Saúde. 

Para Daniel Frascino, que é diretor de atendimento da agência de marketing Santação, que trabalha de forma direta com a +QAmigo, todo o setor de pets tem tido um crescimento exponencial nas últimas duas décadas, o que acabou se intensificando durante a pandemia.

“As pessoas ficaram mais em casa, em melhor companhia dos seus pets, foi quando voltaram essa atenção de cuidado com o pet. Alguns ampliaram, pessoas que tinham cachorro e gato passaram a ter outros animais como tartarugas, periquitos, papagaio. Isso vem aumentando, e hoje o pet faz realmente parte da família”, afirmou.

Dados do Instituto Pet Brasil, de 2021, apontam na mesma linha de raciocínio de Frascino. Houve uma alta de 27% no faturamento do setor no ano passado em comparação com 2020, saltando para R$ 51,7 milhões em todo o país.

“Esse é um ramo que nos últimos 20 anos vem crescendo ininterruptamente”, completou Frascino. 

Por toda a vida

Segundo a gerente Anna Karolina, com todo o plano do +QAmigo, o animal de estimação terá uma assistência por toda a vida até o momento do óbito, quando o trabalho conta com espaço para velório, com urna (incluindo urnas ecológicas, chamas de Bio Urna Pet), e crematório, que funcionam na rua Cussy de Almeida, 731, no Centro, em Araçatuba. 

A gerente conta que tem 10 anos de experiência na área funerária em São Paulo (SP) e outros dois anos de especialização na mesma área para pets. Ela veio para Araçatuba especialmente para gerenciar o novo negócio.

“A emoção costuma ser até maior nas cerimônias de pets, por isso há todo um cuidado e carinho para tornar o momento menos doloroso e eternizar o bichinho de estimação de uma forma marcante no coração da família”, contou. 

Young woman working in pet shop, trimming dog hair, girl grooming puppy for beauty in store. People, jobs, professions and care for animals

 

AMOR – Pets fazem parte da família; negócios na área cresceram 27% no ano passado
Crédito: Divulgação
SÓCIO – João Laluce, do Grupo Laluce de Araçatuba, é um dos sócios do +QAMIGO 
Crédito: Reprodução

Ultimas Noticias