EM FALTA - Demanda por oxigênio tem grande aumento em hospitais da região

Cidades da região só têm oxigênio para mais uma semana, de acordo com levantamento

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O abastecimento de oxigênio para municípios da região de Araçatuba está em situação crítica, de acordo com levantamento realizado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde. De acordo com as informações divulgadas, os estoques só são suficientes para mais uma semana.

O levantamento foi feito entre os dias 22 e 24 de março e aponta que os municípios de Araçatuba, Andradina, Guararapes, Bilac, Barbosa, Murutinga do Sul, Nova Independência, Alto Alegre, Auriflama, Buritama, Itapura, General Salgado, Piacatu e Sud Menucci estão com baixo estoque do produto.

Os cilindros de oxigênio são um produto vital para a manutenção de pacientes que estão em estado grave por covid-19 nos hospitais da região. No total, 115 municípios estão na mesma situação dos citados da região.

O supervisor de vendas da distribuidora de oxigênio Triox, de Araçatuba, João Carlos Marsola, afirmou que nos últimos dias houve um crescimento muito acima do comum no consumo.

Em declaração dada durante a semana à Record TV, Marsola disse que o Pronto Socorro de Birigui fez uma solicitação de 128 cilindros de oxigênio em um só dia, o que é equivalente à toda a media mensal solicitada pelo local.

Já em Araçatuba, a media mensal de 40 a 50 cilindros entregues no mês também está sendo entregue por dia, o que está fazendo com que a matéria prima fique escassa. A empresa é responsável pelo envazamento do produto.

A matéria-prima dos cilindros é o oxigênio (O2) no formato líquido, que é fornecido por distribuidoras em Mogi das Cruzes e Cubatão, que só têm estoque até o final de semana. Com isso, a outra opção é a compra do produto no Rio de Janeiro, o que aumenta o tempo de entrega.

A eventual falta do produto já foi comunicada, segundo o supervisor, às prefeituras das cidades da região e ao Ministério Público.

De acordo com a prefeitura de Araçatuba, um documento sobre o assunto já foi encaminhado aos órgãos estaduais.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Nossa Casa-CDHU avança com novo formato

Compartilhe esta notícia!FLÁVIO AMARY Em outubro de 2019, o Governo de São Paulo lançou o …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *