18.1 C
Araçatuba
quinta-feira, agosto 18, 2022

Cesteb concede licença de instalação para ampliação do aterro sanitário

A Prefeitura já pode emitir a ordem de serviço para ampliação do aterro sanitário de Araçatuba. Nesta segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade recebeu da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), a licença de instalação. Com isso, o aterro poderá ser ampliado, conforme projeto apresentado e receber resíduos sólidos até o seu limite. Para o assessor executivo da secretaria, Lucas Savério Proto, trata-se de uma importante conquista da administração. Proto lembrou que quando Dilador Borges assumiu a Prefeitura, havia pouco prazo para buscar uma solução, “que poucos acreditavam ser viável”. “Buscamos e hoje é uma realidade que deve ser comemorada”, disse.
Quando assumiu em janeiro de 2017, Dialador tinha pouco tempo para buscar uma solução. As ações foram desenvolvidas junto à Cetesb e à Aeronáutica. Em janeiro de 2018, o município conseguiu licença de funcionamento até janeiro de 2023. Porém, foram apresentados projetos mostrando que o mais viável seria investir em uma área já usada para obter o máximo de rendimento possível ao invés de contaminar outra área. Os argumentos foram aceitos.
Agora, a Prefeitura vai investir pouco mais de R$ 2 milhões para ampliar o aterro sanitário. “ERsta administração provou que é possível ampliar o aterro no mesmo local”, disse Lucas Proto, frisando que foi uma conquista da atual sobre o paradigma de que não dava mais para ampliar. “Isso é muito importante para o bem estar público”, disse Lucas.
Segundo o assessor executivo, o tempo do aterro depende muito do seu uso. “Atualmente Araçatuba produz 180 toneladas de lixo por dia. Se a população colaborar, contribuindo com a separação do lixo, além de garantir renda para cooperativa de reciclados, vamos aumentar a vida útil do aterro sem levar para o local material que pode ser aproveitado”, explicou.
Com a autorização de instalação, o que significa a ampliação do aterro, por muitos anos Araçatuba não precisa se preocupar em buscar nova área.

DA REDAÇÃO
Araçatuba

Ultimas Noticias