Centenas de pessoas foram vacinadas contra diversas doenças durante dia D contra o sarampo

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Cerca de 700 pessoas foram vacinadas no último sábado, no Dia D da campanha de vacinação contra o sarampo em Araçatuba. O número foi divulgado com exclusividade para a reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, pela direção da O.S. Mahatma Gandhi, administradora das Unidades Básicas de Saúde do município, onde ocorreu a vacinação.

O número corresponde a todos os tipos de vacinas aplicadas, dentre elas a tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, além de outras vacinas como por exemplo da Influenza, que está sendo aplicada desde o início da pandemia de covid-19, como forma de proteger principalmente a população mais vulnerável, para facilitar o diagnóstico do novo coronavírus através dos sintomas apresentados.

Na chamada UBS Covid foram aplicadas 150 doses da vacina, já no antigo Hospital da Mulher foram aplicadas outras 160 doses. Outras 230 pessoas procuraram as vacinas na UBS São José, além de 80 doses da vacina na UBS Atlântico e a mesma quantidade na UBS Águas Claras.

De acordo com a diretora técnica da O.S. Mahatma Gandhi, a enfermeira Janaína Martins Lopes, a associação teve de se reinventar para a que a vacinação pudesse ser realizada sem riscos à população por conta da pandemia.

“A gente reiventou modalidades para conseguir vacinar durante o Dia D para que a população tivesse acesso às vacinas. Por isso são realizados drive thru em alguns pontos da cidade e ficam abertas unidades específicas em pontos onde não ocorre aglomeração e para que a gente possa oferecer a vacina dentro do próprio carro”, explicou. “A gente segue o calendário do Ministério da Saúde que já é realizado desde o primeiro mês do ano. E as campanhas de Dia D já incluem influenza, e todas as demais campanhas”, seguiu durante entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL e à Clube FM 96,3.

Segundo Janaína, as vacinas seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde ao longo de toda a semana, porém no próximo sábado será realizada mais uma ação de vacinação em massa, priorizando o sistema drive thru, por questão de segurança.

“Sábado, dia 29, esses pontos estarão abertos novamente das 8 às 17h, então é o drive thru no antigo Hospital da Mulher, das 8 às 17h, e o drive thru aonde hoje é o Centro Covid, que é no Umuarama. E três unidades de saúde como pontos chave: a UBS São José, UBS Atlântico e UBS Águas Claras”, afirmou.

A campanha específica contra o sarampo envolve pessoas entre 6 meses até 49 anos de idade, sendo que jovens até 29 anos precisam levar a carteirinha de vacinação, enquanto adultos entre 30 e 49 anos não precisam.

Veja também

Aluguel até R$ 1.250 foi opção de 60% dos inquilinos na região de Araçatuba

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA A locação de imóveis residenciais cresceu 8% em novembro em comparação …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *