Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • Reformas da UPA 24 horas de Andradina começam sem interrupção no atendimento
    • Idosos de instituições e casas de repousos de Araçatuba recebem vacina contra a gripe
    • Guarda Municipal de Araçatuba recebe motos para reforçar patrulhamento
    • Maior parque inflável do Brasil chega a Araçatuba com estrutura gigante no Shopping Praça Nova
    • AEA pede suspensão do jogo contra o Jabaquara por falta de elenco
    • Sindicato que representa a construção civil protocola ofício na Câmara pedindo audiência pública para aprovação de matéria sobre cabeamento subterrâneo
    • DICAS DE SÉRIES E FILMES – Emergência Radioativa
    • Número de pessoas com desconto na conta de água quase quintuplica na região de Araçatuba
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»CCZ fiscalizará tratamento de cães com leishmaniose em Araçatuba
    Araçatuba

    CCZ fiscalizará tratamento de cães com leishmaniose em Araçatuba

    By marcio123rocha8 de dezembro de 2017Nenhum comentário4 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    O tratamento para leishmaniose visceral em cães foi autorizado neste ano pelo Governo Federal, com medicamento específico designado pelo Ministério da Agricultura, a Miltefosina. Em Araçatuba, lei que dispõe sobre o tema foi publicada nesta quinta-feira (7), regulamentando como o acompanhamento dos cães em tratamento será feito pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) do município.

    Apesar de ser uma alternativa para evitar o sacrifício do animal, o tratamento é caro. Um animal de médio porte, com até 20 quilos, entre exames e medicação o custo pode passar de R$ 1 mil. A leishmaniose não tem cura, mas o animal pode ter uma vida prolongada e com qualidade e sem risco de transmitir a doença. A medicação evita o avanço da doença, reduz a carga de transmissão e até a bloqueia.

    Para iniciar o tratamento o proprietário deverá encaminhar ao CCZ o Termo de Responsabilidade assinado pelo dono do animal e pelo veterinário responsável em até 15 dias após o diagnóstico positivo para a doença. Neste termo ambos atestam o início do tratamento com a medicação autorizada. A cada três meses o animal será submetido a exames laboratoriais e os resultados deverão ser encaminhados ao órgão.

    Caso os exames apontem o avanço da doença um novo ciclo de tratamento será iniciado, obrigatoriamente. A lei deixa claro que o proprietário do animal deve estar ciente de que o mesmo será acompanhado clinicamente e através de exames laboratoriais por toda a sua vida e, caso o dono não opte pela medicação, o animal deverá ser entregue ao CCZ para ser sacrificado.

    Segundo o CCZ, na próxima semana o órgão iniciará uma série de visitas às clínicas veterinárias da cidade para orientar os profissionais sobre o cumprimento da lei, que é de autoria do vereador Almir Fernandes Lima (PSDB). O médico veterinário que faz o tratamento deve ser cadastrado tanto no Conselho Regional de Medicina Veterinária quanto no Ministério da Saúde. O medicamento vem com um código de barra que precisa ser lançado em um sistema.

    CASOS EM HUMANOS

    Atualmente há uma menina de dois anos internada na Santa Casa de Araçatuba com confirmação para leishmaniose. Ela é moradora do bairro Pinheiros e o quadro dela é estável. No último dia cinco também foi registrado novo caso em um homem de 64 anos, do bairro Morumbi. Seu quadro clínico também está estável.

    CASOS EM CÃES

    O Centro de Controle de Zoonoses de Araçatuba (CCZ) já sacrificou neste ano 554 cães, mais do que em todo o ano de 2016, quando 295 animais foram eutanasiados por decorrência da contaminação por leishmaniose. O número é maior também que o número de cães sacrificados em 2015, que foi de 270. O órgão colhe, em média, 100 amostras de sangue por semana para realizar exame.

    Nos últimos anos Araçatuba conseguiu diminuir drasticamente o número de eutanásias aplicadas em cães por leishmaniose. Em 2014, por exemplo, foram 888 cães sacrificados, sendo que em 2013 foram 1605, mais de quatro animais por dia para cada dia do ano. Conforme o órgão não há uma área da cidade onde ocorram mais casos.

    A DOENÇA E PREVENÇÃO

    O transmissor da leishmaniose, o Lutzomia longipalpis, também conhecido como mosquito-palha, se desenvolve em locais com acúmulo de matéria orgânica, como folhas, flores, frutas e até mesmo em restos de comida e fezes dos animais. A melhor prevenção é a limpeza. Ações ajudam também a diminuir a proliferação do vetor, como diagnóstico precoce e o tratamento dos casos humanos, monitoramento e a eutanásia de cães infectados pelo parasita e controle do vetor por meio do saneamento, cuidados e manejo ambiental em áreas públicas e residenciais.

    A população deve ficar alerta ao aparecimento de sintomas da doença tanto nos animais quanto no homem. No cão os sintomas são: crescimento das unhas, queda do pelo, feridas na pele, secreção ocular, emagrecimento e perda do apetite. Em humano ocorre febre, emagrecimento, tosse seca, anemia, aumento do fígado e do baço, úlceras na pele e nas mucosas das vias aéreas.

    EXAMES

    O CCZ de Araçatuba oferece o serviço de coleta de material para diagnóstico de leishmaniose diariamente e de forma gratuita. Além deste exame, também castra todos os animais que vão para doação. O órgão atende das 7h30 às 17h e não fecha para horário de almoço; fica na Rua Doutor Luiz de Almeida, 145, e o telefone é 3636-1180.

    FERNANDO VERGA – Araçatuba

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleJ.K. Rowling finalmente se manifesta sobre Johnny Depp em “Animais Fantásticos”
    Next Article Desfile marca os 106 anos de Birigui
    marcio123rocha
    • Website

    Related Posts

    Araçatuba

    Idosos de instituições e casas de repousos de Araçatuba recebem vacina contra a gripe

    3 de abril de 2026
    Araçatuba

    Guarda Municipal de Araçatuba recebe motos para reforçar patrulhamento

    2 de abril de 2026
    Araçatuba

    Maior parque inflável do Brasil chega a Araçatuba com estrutura gigante no Shopping Praça Nova

    2 de abril de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.