DESINFECÇÃO - Escolas de Buritama passaram por desinfecção para retorno das aulas presenciais nesta quarta (27)

Casos de covid em escolas de Buritama são leves, segundo departamento; aulas presenciais voltam hoje

DIEGO FERNANDES – BURITAMA

O departamento municipal de saúde de Buritama tranquilizou a população ao informar que todos os casos registrados de covid-19 entre alunos e funcionários de escolas do município foram leves.

Ao todo, foram 15 casos registrados até o momento na comunidade escolar, sendo 11 deles de funcionários e alunos acima de 12 anos, que já tomaram uma ou duas doses da vacina contra a doença, e quatro em crianças abaixo de 12 anos, que não estão vacinados, já que não há vacina aprovada para este público pela Anvisa, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Para o titular do departamento de saúde de Buritama, Edilson Carlos de Paiva, a vacinação evitou que casos mais graves da doença fossem registrados em alunos e funcionários.

“As pessoas estão bem, estão cumprindo isolamento em casa, a maioria delas com pouquíssimos sintomas, a maioria só sabe que está positivo porque testou no exame, mas não apresenta sintomas e nem sinais. Sem dúvida, a vacina está segurando bastante essa onda de contaminação”, afirmou o diretor de saúde em entrevista ao G1.

A partir desta quarta-feira (27), as salas que não tiveram nenhum caso de covid-19 em alunos, já poderão voltar às aulas presenciais, já que nesta terça-feira (26), foi feito um trabalho de desinfecção em todas as escolas do município.

Em todos os ambientes das instituições de ensino, a prefeitura de Buritama utilizou um gás de ozônio, que foi jogado com uma máquina própria. A partir disso, os ambientes foram fechados para que o gás atuasse no combate ao vírus caso ele estivesse em algum destes locais como salas de aula, quadras esportivas, etc.

Já as salas que registraram casos positivos seguirão com ensino remoto, por enquanto, segundo o secretário.

“A classe que tem essas crianças positivas, essas classes serão afastadas e as crianças monitoradas”, explicou o diretor Edilson Paiva.

Testagem

O município está intensificando a testagem da população após a notificação de mais de 70 casos de covid-19 em apenas dois dias. A orientação é para que todos que tiverem sintomas de gripe procurem o Centro de covid do município.

O teste realizado será enviado para Araçatuba, e vai para o laboratório móvel do Instituto Butantan, instalado provisoriamente na praça Rui Barbosa, no centro. O resultado do teste sai em 24h.

Em caso de resultado positivo, o aluno ou funcionário deve ficar em isolamento em casa, cumprindo as suas atividades de forma remota. Alunos ou funcionários com sintomas de gripe, a orientação é para que não vá à escola e encaminhe-se para a testagem.

Buritama tem 2.974 casos e 76 mortes por causa da covid. São duas pessoas da cidade internadas. Nenhum dos internados trabalha ou estuda em alguma escola do município.

 

Veja também

Em quase 9 décadas, empresa funerária passa de geração para geração na cidade

Diego Fernandes – ARAÇATUBA Considerado um dos empreendimentos comerciais mais antigos de Araçatuba, a Cardassi, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *