18.9 C
Araçatuba
segunda-feira, maio 16, 2022

Cartório de Araçatuba volta a atender presencialmente; eleitores devem regularizar o título até 4 de maio

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Desde o início da semana, o Cartório Eleitoral de Araçatuba, bem como os de todo o estado de São Paulo, voltou a funcionar com 50% dos funcionários para atendimento presencial. Com o arrefecimento da pandemia, a Justiça Eleitoral liberou a volta gradual das atividades in loco. 

O Cartório Eleitoral de Araçatuba está funcionando de segunda à sexta-feira, das 12h às 17h. A previsão é de que no próximo dia 18 de abril, os serviços voltem a funcionar com 100% da capacidade, e com um período maior de atendimento, das 11h às 18h. 

“Desde o dia 14 de março o cartório abriu para aquelas pessoas que não tem acesso à internet, que não conseguem fazer os serviços disponíveis pela Justiça Eleitoral pela internet”, afirmou Fabiana Camargo, chefe da 299ª Zona Eleitoral de Araçatuba. “Os eleitores que não tem acesso à internet ou dificuldade para acessar, estamos atendendo presencialmente, basta agendar no site do TRE, ou então comparecer no cartório”, afirmou. 

De acordo com a chefe de cartório, apesar da volta do atendimento presencial, a Justiça Eleitoral está em campanha para que as pessoas resolvam suas questões de forma online.  

“Através da internet a pessoa consegue pagar as multas, consegue fazer o primeiro título, juntar toda a documentação que precisa, juntar toda a certidão de quitação, transferir o título, revisar dados, tudo isso através do site do TRE-SP”, explicou Fabiana. O site do Tribunal Regional Eleitoral é o tre-sp.jus.br. 

Segundo Fabiana, o retorno de 100% da capacidade de atendimento do cartório em Araçatuba será no dia 18 de abril. O local atende eleitores da cidade e também de Santo Antônio do Aracanguá. Aqueles que buscarem atendimento presencial precisarão entrar no cartório utilizando máscara e levar o comprovante de ao menos duas doses da vacina contra a covid-19. 

Fabiana Camargo lembra que o cadastro para novos eleitores e a regularização do título devem ser feitos até o dia 4 de maio, visando as eleições de 2022.

“O cadastro fecha no dia 4 de maio. É bom que a população seja avisada para estar regularizando o título. Se quer trocar o local de votação, o nome, tudo pode ser feito pela internet, na comodidade de casa”, disse.

A chefe de cartório também incentiva aos jovens de 16 e 17 anos e lembra que, apesar de ainda não ser obrigatório, eles também podem tirar o título eleitoral e contribuir para o futuro do país nas eleições já este ano.

“Podem tirar o primeiro título através da internet, juntar os documentos, e participar desta grande festa da democracia que é as eleições. Precisamos de mudança e os jovens são muito importantes nesta época”, disse. 

O Cartório Eleitoral de Araçatuba fica na rua Brigadeiro Luís Antônio, número 46, bairro Higienópolis. 

 

Ultimas Noticias