ESPERANÇA - Fígado foi levado pela equipe em voo fretado e já foi transplantado DIVULGAÇÃO

Captação de órgãos é realizada na Santa Casa de Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBNA

O fígado captado quarta-feira (5) na Santa Casa de Araçatuba, em um paciente de 36 anos que teve morte encefálica constatada, já foi implantado em um paciente que aguardava pelo órgão e foi contactado pela Central Nacional de Transplantes que faz a localização do receptor considerando a compatibilidade com o doador, dentre outros critérios.

A captação foi iniciada no período da tarde e foi realizada por cirurgião e demais profissionais cirúrgicos do Hospital das Clinicas de Ribeirão Preto.  O órgão foi transportado ao destino pela equipe em voo fretado.  Após ser retirado, um fígado precisa ser transplantado entre 6 e 8 horas.

Também foram captados os rins e as córneas do doador. Esses órgãos, que podem ser transplantados em até 48 horas e uma semana respectivamente, serão igualmente direcionados pela Central Nacional de Transplantes a pacientes compatíveis. As córneas foram retiradas pelo enfermeiro Matheus Tonons, da CIHDOTT da Santa Casa de Araçatuba

 

Doador

A captação de órgãos foi autorizada pela família do paciente de 36 anos, de Araçatuba que foi internado em 1 de maio em decorrência de um quadro grave de Acidente Vascular Cerebral Isquêmico (AVCI). O paciente estava em coma, quadro que não foi revertido apesar dos esforços da equipe médica o Serviço de Neurologia e Neurocirurgia.

 

A morte encefálica foi constatada na terça-feira (4/5) após a realização de todos os exames previsto no protocolo de investigação. A constatação foi comunicada à família por integrantes da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT). Os familiares aceitaram doar os órgãos.

Foi a quarta captação realizada neste ano na Santa Casa de Araçatuba.

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Traficantes tentaram fugir, mas um é preso

Compartilhe esta notícia!  Na sexta-feira (11), equipe de Força Tática em patrulhamento no Bairro Águas …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *