DIA 12 - Campanha de vacinação contra a gripe começa no dia 12, imunização contra a covid-19 segue

Campanhas de vacinação contra covid-19 e gripe ocorrerão de forma simultânea na próxima semana

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A partir de segunda-feira (12), o município de Araçatuba terá duas campanhas simultâneas de vacinação. Além de novas etapas da imunização contra a covid-19, que segue desde janeiro, haverá o início da campanha de vacinação contra a gripe Influenza.

As duas campanhas terão públicos-alvo diferentes e terão as doses da vacina aplicadas em locais distintos.

De acordo com o cronograma, a campanha de vacinação contra a covid-19 seguirá com os profissionais de educação que atuam no município que tenham acima de 47 anos. Estes trabalhadores tomarão a primeira dose da vacina, seguindo cronograma estabelecido pelo estado de São Paulo no final do mês de março.

Nesta mesma fase, receberão a segunda dose da vacina contra a covid-19 os idosos entre 72 e 74 anos. É possível fazer agendamento pela internet para a vacinação. Esta fase da campanha vai durar até o dia 16 de abril, próxima sexta-feira.

Os pontos de vacinação seguem os mesmos: Araçatuba Shopping, Shopping Praça Nova, EMEB Darcy Fontanelli e NGA (Núcleo de Gestão Assistencial), além do drive-thru do recinto Clibas de Almeida Prado. O horário é das 13h às 19h.

Para moradores da zona rural, a vacina estará disponíveis na UBS do bairro Engenheiro Taveira, das 8h às 19h. É necessário que todos levem CPF e documento com foto ao local de vacinação.

Gripe

A campanha de vacinação contra o vírus Influeza, causador da gripe, terá início em todo o país na próxima segunda-feira, dia 12.

Em Araçatuba, a primeira etapa da campanha irá de 12 de abril até 10 de maio e vai vacinar crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes, puérperas (mulheres que tiveram bebê recentemente), povos indígenas, além de trabalhadores da saúde.

Serão utilizadas doses da vacina influenza trivalente, produzida pelo Instituto Butantan, para a imunização dos públicos-alvo da campanha.

A segunda etapa prevê a vacinação de idosos e professores e começa a partir de 11 de maio, indo até 8 de junho; e a terceira e última etapa vai de 9 de junho a 9 de julho e deve imunizar os portadores de deficiência, pessoas com doenças crônicas, forças de segurança, caminheiros, trabalhadores de transporte coletivo, funcionários do sistema prisional e pessoas privadas de liberdade.

Recomendação

Para as pessoas que estão tomando as vacinas contra a covid-19, há uma recomendação médica do Ministério da Saúde para que a vacina contra a gripe seja aplicada com pelo menos 14 dias, ou duas semanas, de intervalo em relação ao imunizante contra o coronavírus.

Para idosos e profissionais de saúde que forem público-alvo das campanhas simultaneamente, a recomendação é para que tomem primeiro a vacina contra a covid e, 14 dias depois, a vacina contra a Influenza.


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Mais dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de Araçatuba foram presos

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Dois suspeitos de participação nos ataques a bancos de …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *