NORMALIDADE - Depois de dois dias fechado, comércio vai funcionar normalmente hoje ANTÔNIO CRISPIM

Calçadão vazio pelo segundo dia seguido: dirigente lojista fala em “prejuízo emocional”

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Pelo segundo dia seguido, as lojas do calçadão de Araçatuba permaneceram, em sua maioria, fechadas após o ataque criminoso ocorrido na área central da cidade na madrugada da última segunda-feira (30) e que tinha como alvo as agências bancárias localizadas na região.

 

Na segunda-feira toda a área central de Araçatuba foi isolada pela polícia para os trabalhos do GATE, o Grupo de Ações Táticas Especiais da Polícia, de desativação e desarme dos artefatos explosivos, com isso as lojas do comércio no local não abriram as suas portas durante todo o dia. 

 

Já nesta terça-feira (31), após o trabalho de varredura feito pelas equipes policiais já concluído, as áreas do centro da cidade foram liberadas para a circulação de veículos e pedestres por volta das 14h. Lojas de corredores comerciais como da rua Luiz Pereira Barreto, Silva Jardim, e outras no entorno, em sua maioria, abriram as portas novamente.

 

No calçadão, porém, o cenário era bem diferente. Poucos foram os estabelecimentos que arriscaram abrir as suas portas no período da tarde desta terça-feira. A reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL esteve no local por volta das 15h30 e constatou a maior parte das portas fechadas e um movimento de pessoas bem baixo no local. Reflexos do medo e receio instalado na população após os acontecimentos da madrugada anterior.

 

Como consequência do fechamento de estabelecimentos no calçadão, o ponto de vacinação contra a covid-19 do Multi Shop, pelo segundo dia consecutivo, não funcionou. Pessoas que agendaram a vacinação para o local precisaram se dirigir a outros pontos no dia de ontem. 

 

Para esta quarta-feira (1), com a liberação das autoridades policiais e municipais, a expectativa é de que, aos poucos, o comércio do calçadão, o principal corredor comercial do município, retorne ao funcionamento normal. Segundo a ACIA, hoje o horário de funcionamento das lojas volta ao normal. 

 

Prejuízo emocional

 

A reportagem conversou com o gerente de uma das poucas lojas que funcionou no calçadão na tarde desta terça-feira. Wellington Marques afirmou que se sentiu seguro para voltar ao trabalho, porém um pouco desconfortável pelo pouco movimento no calçadão, o que não é comum.

 

“Pra mim é um pouco diferente porque como recém abriu, só funcionou depois das Duas, acho que é um pouco diferente, porque não tem movimentação de pessoas na rua, só que como a polícia fez várias varreduras e eles asseguraram que estava tudo seguro várias vezes e alguns conversaram com a gente inclusive, acredito que amanhã nossa rotina volte ao normal”, contou.

 

Não há estimativa quanto ao prejuízo financeiro causado pelo fechamento das lojas do calçadão por dois dias consecutivos nesta semana. Porém, segundo o gerente executivo da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba, Osney Ferracioli, o principal prejuízo neste caso é o emocional, que segundo ele, deve demorar mais um tempo para ser recuperado.

 

“O comércio ficou praticamente fechado na segunda e na terça-feira. Não dá pra mensurar o prejuízo financeiro, mas o prejuízo psicológico, emocional, esse é muito grande e esse ainda vai demorar uns dias para que possa ser amenizado. Esse terror a cidade toda ficou, mas a área central onde aconteceu o assalto e os tiroteios, que deixou várias lojas com buraco de tiro, de bala de fuzil, causou muito medo e pânico, e isso ainda vai demorar um tempo para que possa ser digerido”, afirmou o gerente da ACIA.

 

Agradecimento

 

O dirigente lojista aproveitou para agradecer às forças policiais que agiram durante o ataque de criminosos à cidade na madrugada da última segunda-feira. 

 

“Em nome da Associação Comercial e da população de Araçatuba, quero agradecer à Polícia Militar de Araçatuba, ao BAEP, a todos os comandantes, porque literalmente eles puseram a bandidagem para correr. Está de parabéns o grupamento da Polícia de Araçatuba, nos dá orgulho”, agradeceu. 

 

Aulas retomadas

 

Após dois dias de paralisação nas atividades, as aulas das redes municipal e estadual de ensino serão retomadas nesta quarta-feira (1). O comunicado foi feito pelo executivo municipal no final da tarde de ontem.

 

Os ônibus do transporte coletivo também voltarão a cumprir seus itinerários normalmente.

 

 

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Diretoria inicia ações da ‘semana Nacional de Trânsito’

Compartilhe esta notícia!DA REDAÇÃO – TRÊS LAGOAS É celebrado este ano entre os dias 18 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *