Birigui tem semana que mistura resgate histórico e inovação na indústria do calçado

Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Começou ontem a tradicional da Semana da Indústria, um dos principais eventos do polo calçadista de Birigui. A edição de 2019 é considerada especial. Isso porque a instituição organizadora da semana, o Sinbi (Sindicato da Indústria do Calçado e do Vestuário de Birigui), completa 40 anos.
Extensa, a programação traz cursos, palestras, show e missão Ação de Graças ao Dia do Sapateiro. São atividades das quais podem participar empresários, profissionais do setor e toda a população.
Um dos objetivos do sindicato, com esta realização, é contribuir com o desenvolvimento do setor por meio de conhecimento e informação. Para isso, entidade patronal conseguiu apoio da Assintecal (Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos) e buscou, no mercado, profissionais de renome, reconhecidos pelo assunto que irão tratar.

HISTÓRIA
Em parceria com o Senai (Serviço Nacional da Indústria), até sexta-feira, acontece a exposição “História do Calçado”, na qual os visitantes poderão fazer uma viagem por todas as fases da produção em Birigui por ordem cronológica. Um dos destaques, no que diz respeito ao resgate histórico do sindicato, é o Túnel do Tempo do Calçado, que vai representar o passado, presente e o futuro do calçado.
Outra atração aberta para visitas é a Escola Móvel de Indústria 4.0, do Senai, que integra as mais importantes tecnologias habilitadoras, como inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, técnicas da manufatura aditiva (prototipagem e impressão 3D e redes industriais aplicadas à Indústria 4.0).
Entre os cursos oferecidos, todos iniciados ontem e com duração até sexta, está o de Realidade Aumentada, no Senai, das 13h às 18h. Sobre esse tema, ainda ontem, durante a noite, ocorreu a palestra “Realidade Aumentada na Indústria”, para comunicar ou representar produtos e serviços.
As palestras prosseguem ao longo da semana. Hoje, a partir das 19h, será realizada a palestra “Inspirações 2021”, com Lucius Vilar, no Sinbi. Ainda nesta terça-feira, por volta das 19h30, ocorre outra palestra, “Manufatura Aditiva: Prototipagem e Impressão 3D”, no Senai.
Amanhã, mais duas palestras. Tereza Cristina Carvalho irá palestrar sobre o tema “Economia Cricular” a partir das 19h, também no sindicato. Já no Senai, às 19h30, durante a palestra “Indústria 4.0”, serão apresentados os conceitos desse modelo de produção, propiciando uma introdução ao tema e às tecnologias habilitadoras.
Na quinta-feira, às 19h, no Sinbi, é a vez de Felipe Menezes discorrer sobre o tema “A Era das Inovações Exponenciais”. No mesmo horário, no Senai, o tema abordado será “Robótica Industrial”.
O ciclo de palestra se encerra na noite de sexta-feira, com o tema “Lean em desenvolvimento de produtos”, no Senai. O objetivo é levar aos envolvidos em pesquisa e desenvolvimento a importância da filosofia Lean, ao desenvolver um novo produto, apresentando, inclusive, ferramentas que auxiliam na redução de desperdícios.
Nesse dia, às 19h30, ocorrerá a “Missa em Ação de Graças ao Dia do Sapateiro”, na Igreja Matriz.
Ainda na sexta-feira, ocorre o show da banda Queen Tribute Brazil, às 20h, no Sesi.
A comemoração se encerra no sábado, com o tradicional jantar em celebração ao Dia do Sapateiro. Nesse momento de confraternização entre os empresários e profissionais do setor, também ocorrerão homenagens para as empresas aniversariantes.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

FEMINISMO – ser mulher nos dias de hoje é…

Compartilhe esta notícia! Jéssica Brandão Você sabe qual o papel da mulher na sociedade? Talvez …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *