Home Cidades Araçatuba Balcão de Empregos é o caminho mais curto entre trabalhador e a vaga

Balcão de Empregos é o caminho mais curto entre trabalhador e a vaga

4 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ANTÔNIO CRISPIM – ARAÇATUBA

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, de Araçatuba, além de atuar para promover o desenvolvimento da cidade atraindo novos empreendimentos e investidores, tem marcado presença com o Balcão de Empregos, que encaminha pessoas ao mercado de trabalho. Ao longo de 2019, foram mais de 2,7 mil encaminhamentos às empresas. No entanto, a preocupação vai além e procura capacitar as pessoas para aumentar as possibilidades de ingresso no mercado de trabalho e também para suprir as necessidades das empresas.

Segundo o assessor executivo da secretaria, Celso Gatto, no ano passado aproximadamente 450 pessoas participaram dos cursos de capacitação oferecidos pela secretaria e instituições parceiras. Gatto disse que no decorrer do trabalho, percebeu-se que um dos problemas e conseguir a vaga é a falta de qualificação. “A falta de mão de obra qualificada impede o preenchimento de vagas oferecidas”, disse o assessor executivo.

De acordo com Celso Gatto, o Balcão de Empregos, mantido integralmente pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, vem aprimorando o trabalho para atender à demanda do mercado. Para 2020, uma das metas é exatamente acompanhar o trabalhador desde o encaminhamento até o efetivo preenchimento da vaga. Hoje é feito o encaminhamento de acordo com os pedidos formulados pelas empresas, mas não há informação sobre o preenchimento da vaga. “É um dado que precisamos para aperfeiçoar a nossa prestação de serviço à comunidade”, acrescentou Gatto.

A secretaria oferece vários cursos para jovens de 15 a 18 anos, como forma de prepará-los para o mercado de trabalho.

 

-X–X–X

Cursos formam profissionais para atender a demanda do mercado

 

As perspectivas são otimistas para o setor supermercadista. Além da construção da quarta unidade do Rondon, no Umuarama, o Rede Atacadão já está adequando o prédio onde funcionou o Makro Atacadista e nas próximas semanas devem começar as obras do Assaí, na área central da cidade. Para atender à procura por profissionais da área, no ano passado foram promovidos cursos de operador de caixa. Segundo Celso Gatto, 125 pessoas participaram do curso. “Devemos estar atentos à necessidade do mercado e até mesmo antecipar a capacitação”, acrescentou.

Nos últimos boletins de oferta de empregos editados pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Relações do Trabalho, a maioria das vagas é para o setor supermercadista. A avaliação dos técnicos da pasta é de que os estabelecimentos, sabendo do aumento da concorrência, até mesmo com a procura de profissionais qualificados, já estão reforçando seus quadros de pessoal.


Compartilhe esta notícia!