DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
As lojas de Araçatuba começam a atender em horário especial a partir desta terça-feira (7) com boas expectativas para as vendas relacionadas ao Natal. Já sem as restrições de público e apenas com os protocolos de utilização de máscaras e higienização, a esperança de entidades lojistas é pelo aumento nas vendas em relação ao ano passado.
Em 2020, as lojas puderam abrir por menos tempo, apenas das 10h às 20h, e com 40% de público, por uma determinação do governo estadual devido à pandemia de covid-19.
Com o avanço da vacinação, a diminuição no número de internações e casos, para este ano, as lojas voltam a abrir das 9h às 22h nos dias úteis, como ocorria até 2019.
A Associação Comercial e Industrial de Araçatuba projeta um acréscimo entre 5% e 7% nas vendas natalinas neste ano. Segundo o presidente da entidade, Wilson Marinho, milhares de pessoas devem passar pelo calçadão e pelo centro comercial de Araçatuba neste mês de dezembro.
“Esperamos um grande movimento neste Natal, devido ao comércio ter permanecido fechado muito tempo por causa da pandemia, e isso fez com que muita gente não comprasse”, afirmou.
De acordo com Marinho, o Natal é a principal data do ano para o comércio, e é o período em que aumenta o fluxo de caixa das lojas, proporcionando mais empregos, o que também aumenta o poder de compra da população, já impulsionado também para o pagamento do décimo terceiro salário.
“O Natal é a safra do empresário. É o mês que mais se vende no ano, é presente para todo mundo, em especial para as crianças”, afirmou.
Apesar de não ter uma estimativa exata da quantidade de público, a Associação Comercial crê que serão milhares de consumidores entre o período diurno e noturno no comércio da cidade, com grande pico na semana do Natal, onde muitos clientes deixam para comprar os presentes com a segunda parcela do décimo terceiro e em cima da hora.
“A expectativa é muito grande porque a nossa região é composta de 43 cidades, das quais todas acabam vindo em Araçatuba para fazer compras. Esse ano tem muita coisa, a iluminação, os atrativos, e também a questão de preço, os tipos de lojas, como lojas de grande porte, lojas de rede, isso faz com que o pessoal acabe vindo para Araçatuba”, concluiu Wilson Marinho.
Além do horário de segunda à sexta, as lojas também vão funcionar nos dois sábados anteriores ao Natal, das 9h às 18h, e também nos dois domingos anteriores à data, das 9h às 15h.