Home Cidades Araçatuba Araçatuba terá hospital público exclusivo para cães e gatos

Araçatuba terá hospital público exclusivo para cães e gatos

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Araçatuba ganhará seu terceiro hospital veterinário. A notícia foi dada pelo prefeito Dilador Borges (PSDB), ontem à tarde, em vídeo postado nas redes sociais, e confirmada à reportagem pelo Estado. Em entrevista ao jornal O LIBERAL REGIONAL, Dilador disse que, diferentemente dos outros já existentes na cidade, a unidade a ser construída por meio de parceria entre Estado e município vai atender, de graça, apenas cães e gatos.
O chefe do Executivo disse ter apresentado esta demanda ao governador João Doria (PSDB), durante reunião em São Paulo. Doria, por sua vez, apresentou ao prefeito araçatubense um plano para construção de dez hospitais do gênero em todo Estado ao longo de seu mandato. “Quando ele me falou isso, comecei a ‘brigar’ pela implantação do serviço, colocando Araçatuba a disposição. Então, hoje (ontem), recebi uma ligação do governo estadual com a confirmação de que a cidade vai receber um hospital para pequenos animais”, disse Dilador.
De acordo com ele, o Estado ficará responsável por toda a construção, ficando para o município a responsabilidade pela gestão. “Vai ficar mais caro para o município, mas eu aceitei o desfaio”, afirmou.
Por enquanto, ainda não há informações sobre valores da construção, custos de manutenção, quantidade de funcionários nem onde o estabelecimento irá atender.
Tudo isso dependerá de uma série de levantamentos a serem feitos pelo Estado nos próximos meses.
Em nota encaminhada ao LIBERAL no começo da noite de ontem, a Secretaria de Estado da Saúde confirmou o interesse de implantar um hospital veterinário em Araçatuba. No entanto, enfatizou que mais informações serão divulgadas pela própria pasta após definições e estudos técnicos.
Dilador, por sua vez, pretende viabilizar o início da construção o quanto antes. “Conversei com o pessoal (do Estado) e pedi que façam isso até o fim do ano. Acredito que seremos atendido, pois já assumimos esse compromisso, de fazer esse trabalho de gestão, em prol da nossa comunidade”, declarou ele.
No vídeo em que anuncia a confirmação hospital, Dilador diz que, em breve, a assessora técnica da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Giovanna Tripoli, virá Araçatuba para apresentação de mais detalhes sobre a implantação da unidade veterinária. Foi com ela que o prefeito conversou no começo da tarde e obteve a notícia.

Novo hospital dinamizará atendimento a pequenos animais

O hospital anunciado ontem dinamizará o atendimento a pequenos animais em Araçatuba.
Atualmente, a cidade conta com dois serviços similares ao que será feito pelo poder público. Ambos atendem cães e gatos, mas animais de grande porte também.
O Hospital Veterinário Luiz Quintiliano de Oliveira, da Faculdade de Medicina Veterinária da Unesp (Universidade Estadual Paulista), oferece a Araçatuba e região atendimentos, com baixo custo operacional, nas áreas de clínica médica, clínica cirúrgica, fisiopatologia da reprodução e obstetrícia, anestesiologia, radiologia, patologia e laboratório clínico, realizados por docentes do Departamento de Clínica, Cirurgia e Reprodução Animal.
Já o hospital veterinário do Unisalesiano (Centro Universitário Católico Salesiano) oferece atendimento à comunidade com uma infraestrutura que, entre outros aparatos, conta com quatro centros cirúrgicos com equipamentos de monitoração para animais de pequeno e grande porte. O serviço foi inaugurado em 2015 e, por ano, atende mais mil animais de pequeno porte, em média, além de equinos, bovinos e ovinos.

 


Compartilhe esta notícia!