6.4 C
Araçatuba
quarta-feira, maio 18, 2022

Araçatuba tem baixa cobertura na vacinação contra a gripe

DIEGO FERNANDES  – ARAÇATUBA

A cobertura da vacina contra o vírus Influenza, da gripe, em Araçatuba, está baixa. Com a vacinação liberada desde o dia 27 de março, apenas um pouco mais de 10% dos idosos acima de 60 anos se vacinaram até o momento. Já entre os trabalhadores de saúde a cobertura é ainda mais baixa, de menos de 4%.

Os dados foram divulgados pela saúde do município no final da tarde desta sexta-feira (8). A vacinação contra a gripe foi aberta para idosos acima de 80 anos no último dia 27 de março. Já a imunização para idosos entre 60 e 79 anos e para trabalhadores da saúde começou a ser feita na última terça-feira (5). 

São 37.438 idosos acima de 60 anos em Araçatuba, que estão aptos a tomar a vacina da gripe nesta fase da campanha. Apenas 3.906 procuraram as unidades básicas de saúde e os demais pontos de vacinação até sexta-feira. 

Já entre os trabalhadores da saúde, foram 333 pessoas que se vacinaram nesta primeira semana. Atualmente, Araçatuba conta com 8.739 pessoas atuando na área da saúde. 

A cidade ainda contabilizou seis gestantes que procuraram a vacinação. De acordo com a campanha do Ministério da Saúde, este grupo só começará a ser vacinado a partir do dia 2 de maio. 

Com isso, Araçatuba tem, até o momento, 4.245 pessoas vacinadas contra a gripe na cidade.  

Atualmente, idosos acima de 60 anos e trabalhadores da saúde podem procurar as UBSs e os pontos de vacinação contra a covid-19: UBS Umuarama II, antiga UBS Morada dos Nobres, APAE e Hospital Municipal; para se imunizar contra a gripe.

A próxima etapa, de acordo com Ministério da Saúde, será a partir de 2 de maio, com crianças de 6 meses a menores de 5 anos, além de gestantes e puérperas. No dia 9 de maio, serão vacinados professores, indígenas, pessoas com deficiência e com comorbidades. Já no dia 16 de maio, a vacina será liberada para forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários e população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.

Circuito de corridas

Neste domingo (10), haverá vacinação contra a gripe e contra a covid-19 no evento Circuito de Corridas SP, que acontecerá no estádio municipal Adhemar de Barros, em Araçatuba. A vacinação estará disponível das 8h às 12h. 

 

Ultimas Noticias