Diego Fernandes – Araçatuba
A Gol Linhas Aéreas pretende aumentar a oferta de seus serviços no Aeroporto Dario Guarita em Araçatuba. A partir de 31 de outubro de 2026, os voos da companhia aérea com destino ao Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP), devem passar a ser diários.
Na prática, a empresa irá aumentar mais um voo diário no serviço já oferecido. A ligação entre Araçatuba e Capital Paulista através dos voos da companhia passará a ocorrer também aos sábados.
Segundo o próprio site da companhia aérea, o novo dia passará a fazer parte da rota da empresa partir de 31 de outubro e as passagens já podem ser adquiridas.
O voo aos sábados partirá de São Paulo (SP) às 13h50 com previsão de chegada em Araçatuba às 15h para o desembarque de passageiros. Logo após o embarque de passageiros locais, o voo faz o retorno de Araçatuba para a Capital Paulista às 15h55.
Pedido
No último mês de abril, em reunião na empresa, o Prefeito Lucas Zanatta (PL) e o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico Alencar Sader, estiveram na sede da companhia aérea solicitando o aumento na frequência de voos entre Araçatuba e São Paulo, com a justificativa da boa demanda apresentada.
Somente nos quatro primeiros meses de 2026, Araçatuba teve aumento de 17,27% no número de usuários do transporte aéreo que passaram pelo aeroporto local, chegando a mais de 32 mil pessoas. Houve aumento também no transporte de cargas, com 44 mil toneladas transportadas no período, aumento de 9,9% em relação ao ano anterior. Foram 398 operações de pousos de decolagens no período.
A intenção era a de conseguir novos horários durante o meio de semana. A companhia fez algumas exigências com relação a obras no aeroporto que estão sendo discutidas com a ASP – Associação de Aeroportos Paulistas, concessionária do terminal aeroportuário araçatubense.
A reportagem do jornal O LIBERAL entrou em contato com a assessoria de imprensa da Gol, que ainda não confirma oficialmente o aumento das operações, mas detalha um aumento na oferta de assentos.
“A GOL avalia continuamente as oportunidades de ampliação de sua malha regional, nacional e internacional conforme viabilidade econômica e de infraestrutura. Neste momento, não há previsão de aumento de frequências da rota Araçatuba (ARU) – São Paulo (CGH). No entanto, a Companhia ampliou desde junho a oferta de assentos priorizando a operação dos voos com aeronaves Boeing 737-800, que transportam até 186 clientes, 48 a mais que o modelo 737-700 utilizado até então – o aumento é de 35% de capacidade, que pode ser comparado ao efeito de mais 2 voos semanais. Neste terceiro trimestre de 2026, a GOL disponibiliza 60% a mais de assentos em Araçatuba, em comparação com o mesmo período de 2025”, afirmou a companhia.

Oferta
Atualmente, o aeroporto Dario Guarita possui seis voos semanais operados pela Gol Linhas Aéreas para o Aeroporto de Congonhas, em São Paulo (SP). Eles saem de domingo à sexta, sendo que aos domingos, segundas, quartas e sextas, a chegada acontece às 13h05 e a partida às 14h10; às terças e quintas-feiras, a chegada é às 13h10 e a partida é às 15h10.
As operações da Gol são realizadas com o Boeing 737, que tem capacidade para 186 passageiros.
Há ainda sete voos semanais no Aeroporto de Araçatuba com destino ao Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), operados pela Azul Linhas Aéreas. A chegada ocorre por volta das 9h e a saída é por volta das 10h50, de domingo a domingo.
As operações da Azul Linhas Aéreas são feitas com o ATR 72-600, que possui capacidade para 70 passageiros.
A Azul também está realizando uma oferta especial de voos neste mês de julho com quatro viagens diretas para Porto Seguro (BR) durante o mês.
Neste caso, as operações irão ocorrer com um modelo maior da companhia, um AirBus A320, com capacidade para 174 passageiros.

