Home Cidades Araçatuba Araçatuba participa de grande campanha nacional em comemoração ação ao Dia do Motorista

Araçatuba participa de grande campanha nacional em comemoração ação ao Dia do Motorista

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

ARNON GOMES – ARAÇATUBA

Araçatuba faz parte de uma extensa agenda de eventos voltados ao Dia do Motorista, celebrado amanhã. As ações são coordenadas pelo Sest/Senat (Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte), em parceria com o Ministério da Infraestrutura. A cidade está entre as 150 de todo o País em que, desde o último dia 21, equipes das unidades operacionais oferecem serviços gratuitos de saúde a caminhoneiros, motoristas de ônibus e taxistas. O objetivo é alertar para os cuidados com o bem-estar.
O trabalho envolve dentistas, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas e outros profissionais da saúde. Neste ano, o tema é “Orgulho de ser motorista: eu também conduzo o Brasil”, mostrando a importância de quem dirige no dia a dia de cada brasileiro. Nos locais de ação, são realizados atendimentos de saúde bucal, aferição de pressão arterial e curva glicêmica e aulas de alongamento, com foco na prevenção de doenças da coluna e orientação sobre a boa postura corporal. Também há informações sobre alimentação saudável e os riscos do uso de álcool e drogas.
Também estão previstas avaliações veiculares de caminhões dentro do “Despoluir”, o programa ambiental do transporte desenvolvido pelo Sest/Senat com apoio da CNT (Confederação Nacional dos Transportes). Esse programa verifica se as emissões de poluentes estão de acordo com as normas ambientais e orienta os motoristas sobre a necessidade de manutenção preventiva.
O QUE ESTÁ PREVISTO
Em Araçatuba, para os condutores do transporte coletivo, todas essas ações acontecerão amanhã, das 14h às 18h, no terminal da TUA (Transportes Urbanos Araçatuba) – rua Rangel Pestana. Já o atendimento aos caminhoneiros começou ontem e prossegue nesta quarta-feira, das 8h às 18h em um posto instalado no km 527 da Rodovia Marechal Rondon (SP-300). O serviço aos caminhoneiros será retomado no domingo (28), das 8h às 10h, na rua Itapura, 700. Para os taxistas, o local do atendimento é o terminal rodoviário, amanhã, das 8h às 12h.
Conforme a coordenadora de Promoção Social do Sest/Senat de Araçatuba, Ivana Nobre Modena, neste ano, foi criada uma semana com atividades, dos dias 21 ao 26 de julho. Ela destaca que a abertura oficial, na cidade, ocorreu no sábado com a palestra sobre o tema “distúrbio do sono”. O próprio seminário sobre Mobilidade Urbana, organizado pela Prefeitura (leia na matéria abaixo), integra a programação. Ivana ressalta que visitas a empresas também estão na agenda. Os trabalhos se encerram no domingo com a tradicional missa de São Cristóvão.
Outro destaque da programação de 2019 é a participação do médico Drauzio Varella. O renomado profissional da medicina gravou vários vídeos em homenagem aos motoristas. “O objetivo é auxiliar os motoristas”, afirmou.

 


Compartilhe esta notícia!