Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Demo
    Trending
    • DORAMEIROS – A Princesa Real
    • Banco de Leite de Araçatuba realiza ações para incentivo e valorização da doação de leite humano
    • Novas UBSs vão levar atendimento de saúde para mais de 20 mil pessoas em Andradina
    • Aracanguá é contemplada com micro-ônibus para transporte de pacientes
    • Cerca de 6 mil pessoas devem visitar cemitérios municipais de Araçatuba no Dia das Mães
    • Doações para Campanha do Agasalho do Fundo Social de Araçatuba vão até esta sexta-feira
    • Lojas do comércio de rua de Araçatuba abrem em horário especial nesta sexta e sábado
    • Saúde de Araçatuba realiza segundo levantamento de infestação por Aedes aegypti do ano
    Demo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Araçatuba ganha Centro de Inovação Tecnológica; novidade foi anunciada durante evento de tecnologia na UNIP
    Araçatuba

    Araçatuba ganha Centro de Inovação Tecnológica; novidade foi anunciada durante evento de tecnologia na UNIP

    By dfernandesmr13 de junho de 2025Nenhum comentário3 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Diego Fernandes – Araçatuba

    O Centro de Inovação Tecnológica está oficialmente em funcionamento em Araçatuba. A novidade foi lançada durante a edição do Voti Tech, evento de tecnologia que está ocorrendo na Unip desde essa sexta-feira (13) até este sábado (14).

    O lançamento ocorreu com a presença do prefeito Lucas Zanatta (PL), da vice Nice Zucon (PL), do vereador Fernando Fabris (PL), além de empresários da cidade.

    A intenção do novo CITec é aproximar as empresas da cidade do conhecimento e da inovação, através de uma rede de conhecimento.

    “É um primeiro passo extremamente importante que o Zanatta traçou para a nossa cidade. Ele vai propiciar uma aproximação das empresas do setor privado, instituições de ensino, e isso vai propiciar diversas soluções para o setor privado que vai ajudar a torna-lo mais competitivo, as empresas se fortalecem e o desenvolvimento econômico acontece na nossa região”, explicou o secretário de desenvolvimento, agroindústria e turismo de Araçatuba, Alencar Sader. “O Centro de Inovação Tecnológica é um espaço de conexão físico, mas pode ser até virtual. A start ups geralmente trazem ideias inovadora, ideias estas que são muito utilizadas pelo setor privado, para solucionar os gargalos, e é aí que o desenvolvimento econômico acontece”, seguiu explicando.

    A ideia do lançamento do Centro de Inovação Tecnológica partiu de uma visita do prefeito Lucas Zanatta ao Parque Tecnológico de São José dos Campos, no final do ano passado, após ter sido eleito prefeito.

    Por lá, Zanatta afirmou que se iniciou o sonho, que começou a se concretizar nessa sexta-feira (13). O prefeito teve a informação de que o Fundunesp tinha a intenção de trazer a ideia para Araçatuba.

    “Nós fomos lá sonhar e ficamos impressionados. Nós sonhamos mas corremos para que ocorresse o mais rápido possível, porque Araçatuba está em um ponto de desenvolvimento, com um espaço de oportunidades e uma demanda reprimida. Nós temos um povo trabalhador, uma região rica, e uma base tecnologia e fortes no agro, e nós desenvolvemos uma energia”, afirmou o prefeito.

    O Centro irá funcionar em sede física dentro da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo.

    O Centro de Inovação Tecnológica

    O centro é uma iniciativa da Prefeitura de Araçatuba, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agroindústria e Turismo, e será gerido pela Fundação para o Desenvolvimento da Unesp (Fundunesp).

    Instalado na sede da secretaria, o CITec contará com laboratórios, salas de coworking, auditório e áreas voltadas à capacitação. Funcionará em modelo aberto, promovendo a integração entre universidades, empresas e municípios da região.

    Recentemente, o centro foi credenciado na Rede Paulista de Centros de Inovação Tecnológica, o que garante acesso a linhas de apoio do Governo do Estado para pesquisa aplicada e desenvolvimento de projetos.

    Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Alencar Sader, o credenciamento representa uma virada de chave para Araçatuba. “O centro nasce para integrar ideias, impulsionar negócios e transformar conhecimento em oportunidades reais para a nossa região”, afirma.

    Conexões

    A operação do CITec conta com parcerias estratégicas com instituições de todo o Sistema S — Senai, Sesi, Senac, Sesc, Senar, Sescoop, Sest, Senat e Sebrae —, além da Universidade Estadual Paulista (Unesp), da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (Fatec), da Escola Técnica Estadual (Etec) de Araçatuba, da Faculdade da Fundação Educacional Araçatuba (FAC-FEA), da Associação Comercial e Industrial de Araçatuba (Acia), do Sindicato Rural da Alta Noroeste (Siran), da Universidade Paulista (Unip) e do Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (Unisalesiano), entre outros. (Com informações da Prefeitura de Araçatuba)

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleMini Miss Araçatuba visita prefeitura e se encontra com Zanatta
    Next Article Santa Casa de Araçatuba elege nova diretoria e tem um novo provedor
    dfernandesmr

    Related Posts

    Araçatuba

    Banco de Leite de Araçatuba realiza ações para incentivo e valorização da doação de leite humano

    8 de maio de 2026
    Andradina

    Novas UBSs vão levar atendimento de saúde para mais de 20 mil pessoas em Andradina

    8 de maio de 2026
    Cidades

    Aracanguá é contemplada com micro-ônibus para transporte de pacientes

    8 de maio de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.