23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Araçatuba está abaixo do índice estadual de vacinação contra a covid-19 em crianças

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

A vacinação infantil contra a covid-19, que começou neste ano, atingiu pouco mais de 54% do público-alvo em Araçatuba até esta sexta-feira (25), índice bem abaixo dos mais de 65% de crianças imunizadas em todo o estado de São Paulo até a última quarta-feira (23), conforme anúncio feito em coletiva do governo estadual.

Araçatuba estima que 15.857 pessoas estejam na faixa etária dos 5 aos 11 anos de idade e estão aptas a receber a primeira dose da vacina. Mas até a sexta-feira, apenas 8.632 crianças haviam sido vacinadas com a primeira dose. Eram 7.225 pessoas dessa idade que ainda não haviam se vacinado. Outras 729 crianças tomaram até a segunda dose, todas elas vacinadas com a Coronavac.

Na última semana, as escolas municipais passaram a ser local de votação para tentar diminuir esse índice de faltosos na vacinação infantil. Mesmo assim a semana terminou com números baixos de imunização. 

Em todo o estado de São Paulo, até a última quarta-feira, eram mais de 2,7 milhões de doses aplicadas em crianças. A vacinação em crianças tem pouco mais de um mês no estado. 

Nesta sexta-feira, a vigilância epidemiológica de Araçatuba divulgou o número de pessoas vacinadas contra a covid-19 no município entre todas as idades. 

Mais de 91% do público-alvo, acima de 5 anos, já tomou ao menos a primeira dose, o que corresponde a 173.623 pessoas. 86% já se imunização com a segunda dose, ou 159.054 pessoas. A dose de reforço foi aplicada em pouco mais de 44% da população, sendo que até aqui 84.276 pessoas tomaram a terceira dose.

Na primeira dose o maior índice de vacinados é o de idosos entre 80 e 89 anos, mais de 107% do público alvo foi imunizado. Já na segunda dose, o índice nesta faixa etária é de 103%, o maior também. Para a terceira dose, o maior número de imunizados está no público entre 70 e 79 anos, com mais de 90% já vacinado. 

Sem vacinação

Araçatuba não terá vacinação contra a covid-19 na segunda e na terça-feira de carnaval, devido ao ponto facultativo decretado pela prefeitura. Com isso, a imunização contra a doença voltará a ser feita na cidade apenas na quarta-feira de cinzas, dia 2 de março.

Nos últimos dois dias, houve intensificação da imunização para tentar diminuir o número de faltosos, principalmente de segunda e terceira dose. Na última sexta-feira foram feitas aplicações de vacinas nos bairros Jussara e Icaraí, além do posto que foi montado no estacionamento do Supermercado Rondon. 

Até a última semana, eram mais de 64 mil pessoas que ainda não haviam tomado a segunda e a terceira dose da vacina contra a covid-19 na cidade. 

 

Ultimas Noticias