IDOSOS - Público entre 70 e 89 anos ultrapassou os 100% de imunização

Araçatuba atinge 75% de imunizados contra a covid-19 entre o público acima de 12 anos

Diego Fernandes – ARAÇATUBA

Mais de 75% dos moradores de Araçatuba aptos a se vacinar contra a covid-19 já completaram o esquema vacinal. O dado significa que mais de 130 mil pessoas já tomaram ao menos duas doses ou a dose única da vacina contra a covid-19 no município.
Especialistas falam em 75% da população imunizada para iniciar a chamada “imunidade de rebanho”, quando o número de pessoas que obtém uma resposta imune ao vírus é de pelo menos três quartos do grupo total de pessoas.
O dado ainda não representa 75% de todos os moradores, já que as vacinas contra a covid-19 estão liberadas pela Anvisa apenas para o público acima de 12 anos, sendo que crianças abaixo desta idade ainda não podem se imunizar. Os mais de 130 mil imunizados representam 66,2% do total da população araçatubense. Os dados são da vigilância epidemiológica do município.
Até a última quinta-feira (21), as faixas etárias entre 70 e 79 anos e entre 80 e 89 anos eram as de maior cobertura vacinal no município, ultrapassando inclusive o número absoluto de pessoas com estas idades que moram em Araçatuba.
O grupo de 80 a 89 anos chegou a 102,29% de imunizados. Esta faixa da população corresponde a 4.754 habitantes em Araçatuba. Os números de imunização, porém, são maiores, já que 4.859 pessoas desta idade tomaram duas doses da vacina, e ainda outros quatro tomaram a dose única da Janssen.
A mesma situação ocorre no grupo de 70 a 79 anos, que chegou a 101,48% de imunização. Neste caso, a população estimada é bem maior, em 11.152 moradores, porém, 11.297 pessoas, número maior que o total, receberam duas doses, e outros 20 receberam dose única. Pessoas entre 70 e 89 anos estão aptas também a receber a terceira dose como reforço do imunizante, já que estes grupos foram vacinados há mais de 6 meses.
As populações com a menor cobertura vacinal completa são exatamente as mais jovens. Pouco mais de 39% das pessoas com 18 e 19 anos completaram o esquema da vacina contra a covid-19, o que significa 2.113 imunizados, dentre uma população estimada de 5.402 moradores.
Já entre os adolescentes de 12 a 17 anos, apenas 69 pessoas já conseguiram completar o esquema, o que corresponde a menos de 1% dos 16.051 araçatubenses nesta faixa etária.
Neste caso, a data da imunização faz a diferença, já que muitas destas pessoas tomaram doses das vacinas Pfizer e AstraZeneca, que tinham períodos maiores entre uma dose e outra. Ambas já chegaram a ter uma espera de 12 semanas, cerca de 3 meses, entre as duas doses.
Recentemente, o estado de São Paulo diminuiu o intervalo de doses da Pfizer para apenas 21 dias. Também foi autorizada a diminuição do prazo da vacina AstraZeneca para 8 semanas. O objetivo foi exatamente completar o quanto antes o esquema vacinal da população. No caso da CoronaVac, o período para a segunda dose também é de 21 dias.

Terceira dose
Mais de 10 mil idosos e trabalhadores da saúde já tomaram a terceira dose da vacina em Araçatuba. Segundo a vigilância epidemiológica, a maior parte das vacinas aplicadas em terceira dose foram da Pfizer.
Dos 10.120 imunizantes aplicados para a terceira dose, 8.133 foram da Pfizer, ou mais de 80% do total. Outras 1.984 vacinas foram da CoronaVac e outras três foram da AstraZeneca.

Estado
Até ontem (22), no final da tarde, mais de 85% da população adulta, acima de 18 anos, estava completamente imunizada da covid-19. Entre a população geral, contanto também crianças e adolescentes, o dado cai para 65,7%.
Dentre os mais de 46 milhões de habitantes do estado, mais de 30 milhões estão com o esquema vacinal completo. Outros mais de 2 milhões tomaram a terceira dose.

Veja também

Atamor fará visitas a hospitais de todo o Brasil a partir de 2022; fundador pede doação de novelos de lã

Diego Fernandes – Araçatuba O grupo Atamor, de Araçatuba, que realiza ações no setor oncológico …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *