Da Redação – Araçatuba
Araçatuba teve um ano de 2025 próspero na geração de empregos no geral e resultados importantes em mercados de trabalho específico, que demonstraram as vocações do município em diferentes áreas e sua diversidade econômica.
Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego (CAGED), apontaram que Araçatuba registrou a geração de 2.193 novos postos de trabalho formal.
Porém, a cidade ganhou destaque em relação a outros municípios do estado de São Paulo e mesmo em relação a cidades de todo o Brasil em áreas específicas.
Houve áreas em que a cidade alcançou o primeiro lugar na geração de trabalho em todo o estado paulista em três subsetores como os de Atividade Médica Ambulatorial para realização de exames complementares; montagem e instalação de sistemas e equipamentos de iluminação e sinalização em vias públicas; e agentes de investimento em aplicações financeiras. Nos dois primeiros casos, Araçatuba liderou a geração de vagas também nacionalmente.
Atividade Médica Ambulatorial
Em Atividade Médica Ambulatorial, Araçatuba registrou um saldo entre contratações e desligamentos maior inclusive que o da Capital Paulista.
Ao longo do período compreendido entre janeiro e novembro do ano passado, de acordo com o Caged, a cidade teve um saldo de 709 vagas de trabalho formal abertas neste subsetor.
Os números são bem relevantes, principalmente na comparação com São Paulo (SP), que teve a geração de 614 vagas no período.
O município de Araçatuba também ficou bem à frente de outros como Ribeirão Preto (78), Campinas (56) e São Sebastião (55).
Já no país, a cidade ficou também na primeira posição, à frente da própria Capital Paulista e cidades como Macapá (AP) com 422, Rio de Janeiro (RJ) com 345, e Feira de Santana (BA) com 314.
Montagem e Instalação de Sistemas e Equipamentos de Sinalização de Vias Públicas
Na Montagem e Instalação de Sistemas e Equipamentos para Sinalização de Vias, a cidade também ficou na primeira posição em geração de empregos no estado e no país.
Foram 71 empregos formais gerados neste subsetor, colocando o município em primeiro lugar em SP, à frente de São Paulo (SP) com 51, Suzano com 23, Araras com 18 e Pirapozinho com 13.
O primeiro lugar foi mantido nacionalmente, colocando Araçatuba a frente de Salvador (BA) com 58, São Paulo (SP) com 51, Santo Antônio da Platina (PR) com 44, e Belo Horizonte (MG) com 37.
Tecnologia e Economia do Conhecimento
No ano de instalação do Centro de Inovação Tecnológica em Araçatuba, a cidade teve destaque na geração de empregos na área com o quarto lugar estadual em Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis.
Foram ao todo 44 vagas de trabalho formal neste subsetor, segundo o Caged, colocando a cidade no 4º lugar no estado, atrás de Barueri (1.043 vagas), São Paulo (804 vagas), e Ribeirão Preto (79 vagas).
O destaque neste setor aponta para a importâncias dos investimentos feitos no desenvolvimento da cidade e da chegada do Centro de Inovação Tecnológica, que pretende integrar todas as cadeias produtivas locais.
O reflexo mais direto dessa modernização tecnológica e do fortalecimento da economia local é a abertura de portas para talentos altamente qualificados. A nova dinâmica de Araçatuba tem oportunizado trabalho para o capital humano especializado. Esse cenário é comprovado pelo saldo positivo de 336 vagas de trabalho preenchidas por profissionais com nível de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado no último ano.
Agronegócio
Outra área importante de destaque para Araçatuba é o setor do gado de corte. A cidade teve bom desempenho na geração de empregos no setor de Abate de Bovinos em frigoríficos.
Os dados apontam 228 vagas de empregos formais no setor, deixando Araçatuba na 4ª posição estadual neste subsetor, atrás apenas de Presidente Venceslau (421), Promissão (418) e Estrela D´Oeste (322).
O setor também ficou na 10ª posição no ranking nacional.
A chegada de um novo frigorífico na cidade fez com que o número de contratados tivesse salto importante em relação a anos anteriores.
Destaques estaduais
Araçatuba ainda ocupou lugares de destaque na geração de empregos em diversos setores.
No ranking estadual apareceu em destaque na geração de vagas de trabalho nos seguintes subsetores.
– Agentes de Investimento em Aplicações Financeiras:(1º lugar)
– Comércio Atacadista de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos para Uso Agropecuário, Partes e Peças: (2º lugar)
– Atividades de Transporte de Valores: (2º lugar)
– Construção de Embarcações para Uso Comercial: (2º lugar)
– Comércio a Varejo de Automóveis, Camionetas e Utilitários Usados: (2º lugar)
– Fabricação de Artigos Ópticos: (2º lugar)
– Comércio a Varejo de Peças e Acessórios Usados para Motocicletas e Motonetas: (2º lugar)
– Fabricação de Móveis com Predominância de Metal: (3º lugar)
– Comércio Varejista de Bebida: (3º lugar)
– Comércio por Atacado de Reboques e Semi-Reboques Novos e Usados: (3º lugar)
Destaques nacionais
Além dos dois setores em primeiro lugar, Araçatuba conseguiu ficar entre os 10 principais geradores de emprego do Brasil em diversas áreas. São elas:
– Comércio Atacadista de Máquinas, Aparelhos e Equipamentos para Uso Agropecuário, Partes e Peças: (4º lugar)
– Atividades de Transporte de Valores: (4º lugar)
– Construção de Embarcações para Uso Comercial: (4º lugar)
– Fabricação de artigos ópticos: (4º lugar)
– Fabricação de Móveis com Predominância de Metal: (6º lugar)
– Agentes de Investimentos em Aplicações Financeiras: (8º lugar)
– Torrefação e Moagem de Café: (9º lugar)
– Frigorífico – Abate de Bovinos: (10º lugar)
Análise
Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo de Araçatuba, Alencar Sader, o resultado de Araçatuba na área de tecnologia, principalmente com o quarto lugar estadual na geração de empregos na área de Desenvolvimento e Licenciamento de Programas de Computador Customizáveis, vai de encontro à criação do Centro de Inovação Tecnológica, habilitado no ano passado na cidade.
“Esse é um resultado muito importante para Araçatuba, ele mostra que a nossa cidade passou a ocupar um espaço relevante no setor de tecnologia e isso já está gerando empregos. Ficar em 4º lugar no estado em um setor tão competitivo mostra que estamos no caminho certo, criando um ambiente favorável para empresas. O Centro de Inovação Tecnológica nasce justamente para fortalecer esse movimento, unindo poder público, empresas, e o centro de qualificação profissional”, afirmou o Secretário.

