Home Cidades Araçatuba Araçatuba abre o Agosto Dourado 2019 pelo aleitamento materno

Araçatuba abre o Agosto Dourado 2019 pelo aleitamento materno

5 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA

Foi realizada na noite de quinta-feira (1º), a abertura da campanha Agosto Dourado 2019 em Araçatuba, em solenidade na Câmara Municipal. A cerimônia foi a apresentação das ações de apoio ao aleitamento materno a acontecerem durante todo o mês.
A vice-prefeita Edna Flor e a secretária da Saúde, Carmem Guariente homenagearam Regina Flávia de Oliveira e Leandro Campassi, que amamentaram a filha Lorena Stephany, também presente ao evento, durante os seis primeiros meses completos, exclusivamente com leite materno, como preconizado pelo Ministério da Saúde do Brasil. Na mesma ocasião, foi homenageada a colaboradora do BLH (Banco de Leite Humano), Vanessa Satiko Yabuuti, pela mesma razão, sendo que ela ainda amamenta o filho, hoje com um ano e quatro meses de idade.
Jesiela Passarini, coordenadora do BLH, e a nutricionista do departamento de Assistência Básica, Roberta Ramos, anunciaram as atividades do Agosto Dourado 2019, organizado pelo Banco de Leite e pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Araçatuba.
Serão feitas, dentro das unidades, palestras com gestantes e puérperas e uma palestra voltada a universitários, cursos de formação de enfermagem, técnico de enfermagem, com a palestrante Andreia Stankiewicz, que é odontopediatra, doula e defensora do tema.
O banco de leite e a secretaria também trazem uma oficina de manejo de aleitamento materno, para os funcionários da prefeitura, das unidades básicas de saúde, do banco de leite e ainda para funcionários das Santas Casas e da Unimed de Araçatuba e de Birigui, onde também há banco e postos de coleta. “Vamos capacitar para ter mais profissionais habilitados a auxiliar o trabalho”, explica Roberta Ramos.
“No final do mês, dia 31, vamos fechar o agosto Dourado com o Mamaço, que vem ao encontro do direito da mulher de amamentar mesmo em lugar público, garantindo a saúde plena da criança”, acrescenta a nutricionista. Para tanto, haverá parcerias com universidades Unitoledo e a Unip e, através de seus cursos de Enfermagem e de Nutrição, bem como do Unisalesiano, com o curso de Medicina, e a Faculdade de Odontologia de Araçatuba FOA Unesp, grande parceira no tema de aleitamento materno.
Participam ainda os cursos do Senac, da Fundação Educacional Araçatuba (FEA), cursos técnicos do Instituto Educacional Araçatuba (IEA), assim como a Unimed, Santa Casa e Sest/Senat (Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte). “Todos agregando orientação quanto ao cuidado da saúde da criança, da gestante. São muitas instituições de peso auxiliando nesse trabalho de conscientização, que é tão importante”, finaliza Ramos.

 


Compartilhe esta notícia!