ACORDO - Lojistas escolheram novo horário após liberação do governo estadual

Após flexibilização do estado, comércio abrirá das 9h às 21h em Araçatuba

Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Sindicatos e entidades ligadas ao comércio de Araçatuba escolheram nesta sexta-feira o novo horário de funcionamento do comércio da cidade, após a liberação do governo estadual para que estabelecimentos do tipo funcionem por 12 horas.

A partir da próxima segunda-feira (14), as lojas do comércio de rua de Araçatuba deverão abrir das 9h às 21h, horário escolhido através de votação entre lojistas e entidades. A Associação Comercial de Araçatuba, Associação dos Lojistas do Calçadão, além do Sincomércio e do Sincomerciários entraram em acordo para a mudança, aproveitando a nova recomendação do estado. O novo horário valerá até o próximo dia 23 de dezembro de forma especial para o período de compras de natal.

O novo horário se aproxima daquele praticado nos últimos anos pelo comércio no período do Natal. Tradicionalmente aberto até às 22h no mês de dezembro, o setor comercial terá apenas uma hora a menos de trabalho em relação a esse horário a partir da semana que vem.

Desde a última segunda-feira, o comércio estava funcionando na cidade das 10h às 20h, respeitando medida imposta até então para o funcionamento de lojas por apenas 10 horas por dia durante a pandemia.

As entidades farão agora uma retificação na cláusula que foi assinada também por membros da prefeitura para a confirmação oficial do horário de funcionamento. Questionada pela reportagem do jornal O LIBERAL REGIONAL, até o começo da noite de ontem o poder executivo municipal aguardava a publicação do decreto estadual para realizar as mudanças.

Para os sábados e domingos, o funcionamento seguirá da mesma forma, como já havia sido acordado em convenção anterior. Os estabelecimentos comerciais funcionam hoje (12) e no próximo sábado (19) das 9h às 18h, e amanhã (13) e no outro domingo (20) das 9h às 15h.

Outros municípios

Em Guararapes, segundo informações divulgadas pela assessoria de imprensa da prefeitura, o comércio seguirá o mesmo horário de Araçatuba e, a partir de segunda-feira, as lojas vão funcionar das 9h às 21h.

A reportagem também consultou as prefeituras de Andradina e Birigui, que por enquanto também não modificaram seus decretos estaduais. No caso de Andradina, a abertura já havia sido mais flexibilizada em decreto publicado na última terça-feira. Em Birigui, as lojas estavam funcionamento de segunda à sexta no mesmo horário de Araçatuba e por enquanto ainda não houve oficialização de possível mudança para a próxima semana.

Shoppings

A reportagem também questionou os dois shoppings de Araçatuba, que até então aguardavam também a publicação de decretos regulamentando o novo período de funcionamento para divulgarem mudanças no atendimento.

Atualmente, os shoppings atendem ao público, de segunda à sexta, entre 12h e 22h. Com o aumento do período de abertura para 12 horas, a tendência é que voltem a atender em horário normal, que antes da pandemia, em março, era das 10 às 22h tanto no Shopping Praça Nova quanto no Araçatuba Shoppping.

 


Compartilhe esta notícia!

Veja também

Hospitais vão suspender cirurgias eletivas com fase vermelha

Compartilhe esta notícia!DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA Como forma de priorizar os atendimentos para pacientes com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *