Aplicativo criado por araçatubense oferece orientações sobre covid-19 e ajuda voluntária para grupo de risco

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Neste momento de pandemia do novo coronavírus é importante contar com orientações precisas sobre a nova doença que mexeu com o mundo todo. Tão importante quanto ter as orientações é segui-las, como por exemplo o cuidado que se deve ter com as pessoas mais idosos ou com comorbidades, que são as mais suscetíveis às versões mais graves da covid-19.

Pensando em tudo isso, o empresário e web designer de Araçatuba, Mauro Sanders, desenvolveu um aplicativo que agrega informação e trabalho voluntário. Na ferramenta denominada “Unidos por Araçatuba”, a pessoa pode ter orientações sobre a doença, além de ter uma lista de pessoas dispostas ao trabalho voluntário de ajudar os mais idosos com as atividades, para que eles evitem o contato com aglomerações como filas de supermercado e farmácias, por exemplo.

Sanders conversou com a reportagem de O LIBERAL REGIONAL e afirmou que já havia pensado no aplicativo como uma forma de auxiliar as pessoas neste momento difícil da saúde pública e da economia. Sua primeira versão, apenas com opções de voluntários para compras, chegou a ter mais de 500 downloads, mas o app foi atualizado para a versão com orientações, que possui 13 estudantes do último ano de medicina há disposição para tirar dúvidas dos interessados. Quem baixou a primeira versão precisará baixar novamente a versão atual. “A gente lançou uma atualização agora que vai deixar o aplicativo ainda mais eficiente. Eu uni o útil ao agradável. Tenho muitos amigos estudantes de medicina em São Paulo e eles todos não estão estudando por causa da quarentena e são todos do último ano de medicina. E eles têm muito conhecimento. E eu pensei: Por que não botar essa galera para ajudar essas pessoas que têm muita dificuldade em entender o que está acontecendo ao redor por causa do coronavírus? Tem muita gente carente de informação, de recurso, e que ela vai ter uma dúvida e precisar de uma orientação mais profissional”, explicou Sanders.

Mauro Sanders afirmou que os 13 estudantes de medicina estão no último ano do curso e possuem muito conhecimento, principalmente de medidas de prevenção ao novo coronavírus. “Eles têm muito conhecimento a respeito de prevenção. Se as pessoas tiverem dúvidas sobre alguma atitude que elas tomaram e que pode acarretar uma contaminação elas podem procurar o grupo para ter lá em torno de 13 estudantes de medicina do último ano que estarão dispostos a orientar essas pessoas da melhor maneira possível”, contou.

A pessoa que baixa o aplicativo terá acesso a um grupo de whatsapp e através dele as dúvidas serão respondidas. “A pessoa, se quiser ter essa consulta online, ela aperta um botão e ele redireciona a pessoa para um grupo do whatsapp e nesse grupo tem os 13 voluntários, lá a pessoa pergunta e eles vão respondendo conforme a disponibilidade”, disse o empresário.

O web designer explicou que a segunda versão do aplicativo “Unidos Por Araçatuba” segue contando com a ajuda voluntária para idosos. “Ao invés das pessoas do grupo de risco ficarem no mercado, farmácia, por que você não conectar o próprio vizinho para ser um voluntário seu que não faz parte desse grupo para pegar as compras por você e fazer alguma coisa que tenha que lidar com aglomerações? Por mais que estejamos em quarentena, as pessoas precisam ir ao supermercado. Aí eu conectei essas pessoas do grupo de risco com os voluntários. Tem uma lista lá no aplicativo que as pessoas podem ver os voluntários por bairro que você entra em contato para te ajudar”, explicou.

O aplicativo ainda conta com uma sessão de boas notícias, que traz um compilado de informações sobre pessoas que venceram a covid-19, bem como informações atualizadas sobre os testes para a cura da doença.

Para baixar o aplicativo basta entrar no link http://www.nacidade.carrd.com/#download ou então digitar o nome do aplicativo “Unidos Por Araçatuba” no Google Play ou na Apple Store. O app está disponível para Android e IOs.

Veja também

Polícia Ambiental fiscalizou 30 pontos de venda de peixe

DA REDAÇÃO – ARAÇATUBA Nos dias de 21 e 22 de outubro de 2021 a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *