23.6 C
Araçatuba
sábado, maio 21, 2022

Apesar de poder funcionar no carnaval, comércio só poderá funcionar após o meio-dia na quarta de cinzas

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

O Sincomércio, o Sindicato do Comércio Varejista de Araçatuba, emitiu comunicado informando que o funcionamento das lojas do comércio só é permitido após às 12h para a próxima quarta-feira, dia 2 de março.

 

Isso ocorre por causa de uma lei municipal de 22 de março de 1994, que institui esse horário para as lojas e centros de compras na quarta-feira de cinzas. O sindicato manterá este posicionamento e respeitará a lei municipal número 4.132 para o funcionamento do comércio neste dia.

 

Apesar desta lei, como não há feriado programado para o dia 1 de março, e sim apenas o ponto facultativo da prefeitura e do governo estadual para os dias 28 de fevereiro e 1 de março, as lojas estão livres para funcionar nestes dois dias, segunda e terça-feira de carnaval.

 

Portanto, lojas do comércio que quiserem funcionar normalmente na próxima semana, poderão abrir das 9h às 18h na segunda e na terça, e das 12h às 18h na quarta-feira. 

 

Em documento, o Sincomércio dá três opções para os empregadores do setor comercial. A primeira delas é a de tratar a terça de carnaval como mais um dia comum de atividades comerciais. A segunda é seguir os costumes e dispensar os colaboradores do trabalho neste dia. E a terceira é ajustar uma compensação com os funcionários em caso de trabalho neste dia. Em todas, haverá o apoio da entidade.

 

“A Federação do Comércio do Estado de São Paulo já transmitiu para todos os sindicatos que carnaval não é feriado. Não existe lei que estabeleça esse feriado. Mas na quarta-feira de cinzas o comércio abre só a partir das 12h, isso é lei municipal, mas isso não é no carnaval, é pós-carnaval. Na terça, se prevalece ou não os costumes de se liberar do trabalho, depende do patrão”, explicou Gener Silva em depoimento ao jornal O LIBERAL REGIONAL.

 

Ultimas Noticias