Close Menu
    Facebook X (Twitter) Instagram
    Facebook X (Twitter) Instagram Pinterest Vimeo
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Trending
    • Birigui investe mais de R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de tratamento de esgoto com apoio do Fehidro
    • Araçatuba vai reforçar atendimento à população em situação de rua com a Operação Noites Frias
    • Araçatuba tem aumento de mais de 17% em movimentação no aeroporto no primeiro quadrimestre do ano
    • Shopping divulga horários de lojas durante jogos do Brasil na Copa do Mundo
    • Praias do Tietê terão monitoramento por satélite para alertar sobre proliferação de algas
    • Araçatuba forma 533 alunos pelo Proerd em cerimônia com Educação e Polícia Militar
    • Fundo Social dá continuidade à entrega de kits de inverno e beneficia idosos do Centro de Convivência
    • JAVEP inaugura concessionária da GAC Motors em Araçatuba e impressiona com veículo “asa de gaivota”
    O LIBERAL REGIONALO LIBERAL REGIONAL
    Home»Cidades»Araçatuba»Apesar da suspensão da vacina do Butantan, Araçatuba segue aplicando doses de outro imunizante em adolescentes
    Araçatuba

    Apesar da suspensão da vacina do Butantan, Araçatuba segue aplicando doses de outro imunizante em adolescentes

    By dfernandesmr10 de junho de 2026Nenhum comentário2 Mins Read
    Share Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Reddit Telegram Email
    Share
    Facebook Twitter LinkedIn Pinterest Email

    Da Redação – Araçatuba

    Após a suspensão da aplicação da vacina da dengue produzida pelo Butantan em todo o Brasil por determinação do Ministério da Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba esclareceu que a vacinação contra a dengue para crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continua sendo aplicada normalmente no município. A vacina disponível, neste caso, para essa faixa etária, é a Qdenga, do laboratório farmacêutico japonês Takeda.

    O imunizante é composto por vírus vivos atenuados e protege contra os quatro sorotipos da doença (DENV-1, DENV-2, DENV-3 e DENV-4). Sua aplicação é feita em esquema de duas doses, com um intervalo de 90 dias entre elas, essencial para garantir a proteção completa.

    Mais de 9 mil doses foram administradas na cidade até o final de maio. Conforme a Vigilância Epidemiológica, 6.212 crianças e adolescentes receberam a primeira dose, com cobertura de 53,63%. E 3.145 pessoas (27,15%) completaram o esquema vacinal com a segunda dose.

    A vacinação é realizada nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Três unidades atendem até as 22h: Morada dos Nobres, Planalto e Umuarama 2. Para receber a dose, é necessário apresentar a caderneta de vacinação.

    Suspensão temporária

    A aplicação da vacina Butantan-DV, desenvolvida pelo Instituto Butantan, está temporariamente suspensa em todo o país, seguindo a determinação do Ministério da Saúde. O imunizante estava liberado para profissionais de saúde e pessoas com 59 anos.

    A medida tem caráter preventivo e foi adotada após o registro de eventos adversos. Segundo o Ministério da Saúde, 42 pessoas apresentaram sintomas mais severos, sendo que três precisaram de internação e dois faleceram, em um universo de aproximadamente 500 mil doses aplicadas.

    Não há confirmação, até o momento, de ligação entre os casos e a vacina. A suspensão temporária segue o princípio da precaução e tem como objetivo garantir a máxima segurança à população enquanto as investigações de farmacovigilância são concluídas.

    A Secretaria de Saúde reforça que as medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti continuam sendo realizadas normalmente no município, incluindo as visitas casa a casa para eliminação de criadouros e orientação educativa à população.

    Share. Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Tumblr Email
    Previous ArticleDois morrem em acidente com avião de pequeno porte em Marília
    Next Article Sosp avança com obras de revitalização e reforço estrutural em canal da Avenida Paranapanema
    dfernandesmr

    Related Posts

    Birigui

    Birigui investe mais de R$ 1,1 milhão na modernização do sistema de tratamento de esgoto com apoio do Fehidro

    13 de junho de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba vai reforçar atendimento à população em situação de rua com a Operação Noites Frias

    13 de junho de 2026
    Araçatuba

    Araçatuba tem aumento de mais de 17% em movimentação no aeroporto no primeiro quadrimestre do ano

    13 de junho de 2026
    Add A Comment
    Leave A Reply Cancel Reply

    Facebook X (Twitter) Instagram
    © 2026 Desenvolvido por mSanders Tech.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.