14.3 C
Araçatuba
quinta-feira, maio 26, 2022

Apenas 21% dos idosos já se vacinaram contra a gripe em Araçatuba

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA

Segue baixa a cobertura da vacina contra a gripe em Araçatuba. Dados da saúde divulgados nesta terça-feira (19) mostram que apenas 21,15% da população idosa, acima de 60 anos, tomou a vacina nos postos de saúde do município.

Segundo os dados divulgados, o público alvo de idosos é de 37.438 pessoas e até ontem apenas 7.919 haviam tomado a dose única da vacina contra o vírus Influenza.

A cobertura é ainda mais baixa entre os profissionais de saúde, que também estão sendo vacinados na atual fase da campanha. Apenas 10,34% dos trabalhadores do setor já tomaram o imunizante.

São 8.739 pessoas que trabalham em órgãos de saúde e hospitais no município e apenas 904 já haviam se vacinado até ontem.

Nos dados divulgados, foram contabilizadas ainda 19 gestantes que já tomaram a vacina. 

A fase de vacinação contra a gripe para idosos e trabalhadores da saúde foi iniciada em Araçatuba no último dia 5 de abril.

Em depoimento do médico infectologista Dr. Stélios Fikaris, divulgado na tarde desta terça-feira (19), pelo Hospital Unimed Araçatuba, o especialista lembrou a importância da vacina contra a gripe por causa da proximidade do inverno.

“Nós já estamos relativamente próximos ao inverno e temos que fazer a prevenção das infecções respiratórias gripais. A gripe é uma doença importante, naquelas pessoas que tem comorbidades elas podem se tornar potencialmente graves”, explicou o médico.

O médico Stélios Fikaris também lembrou que as vacinas contra a gripe e a covid-19 podem ser tomadas juntas e que ambas são eficientes no combate aos sintomas graves das duas doenças.

“A vacinação é o que nós temos de mais eficiente para se prevenir. A gripe pode simular a gripe e a gripe pode simular a covid, as doenças podem ser confundidas, então é importante que se vacina tanto para uma coisa quanto para a outra, para que ambas as doenças sejam prevenidas”, concluiu o médico. 

A vacina contra a gripe é aplicada em todas as unidades básicas de saúde em Araçatuba e também nos pontos de vacinação contra a covid-19, que são as UBS Umuarama II, antigo prédio da Morada dos Nobres, APAE e Hospital Municipal. 

 

 

Ultimas Noticias