20.3 C
Araçatuba
segunda-feira, junho 27, 2022

Amigos prestam homenagem aos 103 anos de Ferreirinha

Quando estava com 100 anos de idade, José Ferreira Baptista Júnior resolveu iniciar uma nova atividade em sua vida: a ginástica para o cérebro, tipo de exercício que, entre outros benefícios, retarda o aparecimento de doenças degenerativas, aumenta a autoestima e ajuda a garantir qualidade de vida. Além de todas estas vantagens, que têm contribuído para que caminhe para os 103, Ferreirinha, como ele é conhecido, ganhou muitos amigos.
Ontem, pelo segundo ano consecutivo, eles homenagearam esta memória viva de Araçatuba. Fizeram, de forma antecipada, a comemoração de seu aniversário, que ocorre em 31 de dezembro. O homenageado não pôde estar presente. Dias antes, havia caído dentro de casa, ficando com algumas fraturas e com os aparelhos auditivos danificados.
A ausência, no entanto, não frustrou os ânimos de quem estava na Escola Supera. Junto a colegas do mais recente exercício a que um do idosos mais queridos do município se lançou, estavam autoridades, familiares e amigos de longa data.
Ao falarem das lembranças de Ferreirinha, a política não deixou de ser lembrada. Afinal, ele é o único ex-vereador ainda vivo da primeira legislatura da Câmara Municipal, de 1948. Pegou um tempo em que parlamentar não recebia salário. Chegou a presidir do Legislativo em 1962, trilhando carreira política até o começo da década de 1990.
“Ele vivenciou uma política sadia”, disse o irmão, Arlindo Ferreira Baptista, de 86 anos, presente no evento. “Ferreirinha é um exemplo de idealismo. Tudo o que ensinou para a gente era baseado em princípios. E na política não foi diferente”, completou o Arlindo, o penúltimo dos irmãos de uma prole de nove.
Amigo de 40 anos de Ferreirinha, o jornalista Geraldo Coelho, 73, endossou a fala de Arlindo. “Ele é um exemplo de político em Araçatuba. Sempre se pautou pela honestidade”, declarou.
E não foram só políticos de ontem que compareceram à comemoração.
“Ferreirinha sempre foi muito ativo enquanto vereador e ainda é, sempre contribuindo muito com a cidade. Prova disso está nas participações em audiência na Câmara, sempre manifestando o que pensa”, disse o atual presidente da Câmara, vereador Rivael Papinha (PSB). Ele lembrou que, em 2018, quando a Câmara chegou aos 70 anos, Ferreirinha participou da sessão solene comemorativa da data. Na oportunidade, ele recebeu uma medalha.
Para a diretora da escola frequentada até hoje por Ferreirinha, Laura Maria Mattar Avezum, Ferreirinha é um exemplo de disposição na terceira idade.
“Ele sempre caminhava por aqui perto, na praça Getúlio Vargas, e descobriu a nossa escola. Hoje, ele é nosso aluno. Vem uma vez por semana, ficando, em média, duas horas. E faz todo um trabalho voltado para o bem-estar e a reflexão”, explica ela.
Mostrando o valor da nova atividade em sua vida, o “falso bolo” trazia a reprodução do centenário Ferreirinha segurando um ábaco, antigo instrumento da matemática também usado no curso.

ARNON GOMES
Araçatuba

Ultimas Noticias