Home Cidades Araçatuba Amamentação na Praça Rui Barbosa encerra Agosto Dourado em Araçatuba

Amamentação na Praça Rui Barbosa encerra Agosto Dourado em Araçatuba

6 minutos de leitura
Compartilhe esta notícia!

DIEGO FERNANDES – ARAÇATUBA
Foi encerrada neste sábado a Campanha Agosto Dourado com o tradicional evento Mamaço, que chegou a sua quarta edição em Araçatuba, realizado durante a manhã na Praça Rui Barbosa, no Centro. O objetivo do evento foi o incentivo ao aleitamento materno, que deve ser exclusivo até o sexto mês de vida do bebê e continuado até os dois anos de idade ou mais.
Muitas mães levaram os seus filhos para a praça e realizaram juntas a amamentação durante o Mamaço. Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Araçatuba e pelo Banco de Leite do município, o evento deste ano contou com diversas atividades para as mães, filhos e família na Praça.
Por volta das 9 da manhã, várias mães já estavam presentes no local com os seus filhos. Elas acompanharam apresentação do cantor Júnior Viana. Depois foi feita a convocação para que elas se posicionassem abaixo do toldo instalado na Praça, para a chamada ‘hora do Mamaço’. Após a fala oficial das autoridades presentes, houve ainda a dança circular comandada por Liliane Ribeiro e por fim a soltura dos balões de gás na cor dourada, que simbolizam a campanha, em frente ao coreto.
Durante o Mamaço foi feita a orientação sobre o aleitamento materno e também a divulgação da doação de leite humano, divulgação do calendário vacinal e serviços de saúde nas UBSs, avaliação antropométrica, aferição de pressão arterial, orientação de preparação das mamas para as mães, orientação nutricional para crianças até 2 anos, além de diversões como a dança circular, yoga infantil e até a presença de um studio fotográfico.
Empresas como a Unimed Araçatuba, a UNIP e a Unitoledo foram parceiras do evento, que contou com a participação da vice-prefeita Edna Flor, da secretária de saúde de Araçatuba, Carmen Guariente, e da coordenadora do Banco de Leite de Araçatuba, Jesiela Passarini.
Segundo Jesiela, a cada ano o evento tem adesão ainda maior das mães e das famílias. “A cada ano que passa a gente tem certeza que essa semente do aleitamento materno se intensifica. As Universidades participaram junto com a gente, segmentos da sociedade, a população em geral participando, então com certeza esse evento dá muita visibilidade ao aleitamento materno”, afirmou.
A secretária de saúde do município, Carmen Guariente, afirmou durante o evento que todos precisam ter consciência sobre a importância da amamentação para os bebês. “Mais e mais precisamos lembrar as pessoas de cuidar das nossas crianças. Isso começa desde a escola, e da importância da família, do pai, da sogra, da mãe, do vizinho, todos apoiarem esse primeiro momento da amamentação. Depois tudo fica fácil”, afirmou a secretária.
Carmen também comentou sobre a doação de leite materno para o banco de leite humano de Araçatuba. De acordo com elas, as mães que possuem leite em excesso podem fazer a doação. “O nosso banco de leite funciona no prédio do Hospital da Mulher, as doadoras podem ir lá, ligar também, e nós temos um carro que passa e faz a coleta”, completou, lembrando que o telefone para as interessadas na doação de leite é 3636-1175. Todo o leite doado é utilizado na alimentação dos bebês prematuros internados na UTI Neonatal da Santa Casa de Araçatuba.

A8 mamço1.JPG


Compartilhe esta notícia!